Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SAÚDE BUCAL

400 alunas do Siminina recebem atendimento odontológico

05/06/2018

RUAN CUNHA

Após a visita avaliativa dos profissionais de odontologia da Prefeitura de Cuiabá, realizada durante os meses de abril e maio em todas as 18 unidades do programa Siminina, o atendimento dos casos de urgência e tratamento foram iniciados.

Confira: Projeto leva saúde bucal para meninas atendidas pelo programa Siminina

São 476 meninas, das 1.100 matriculadas no programa, que apresentaram situação de risco, sendo 323 casos encaminhados para tratamento e 153 constatados como urgência - quando a criança apresenta dor ou algum tipo de comprometimento das funções dentárias. Nesses casos, o atendimento é feito de forma imediata, sem a necessidade de agendamento.

Circunstâncias dessa natureza apresentam quadros críticos, como aconteceu com a aluna Nathalia da Silva Oliveira, 12, da unidade do bairro Pedra 90. A siminina sentia dores ao mastigar e tomar água gelada, em virtude da contaminação por cárie em 13 dentes. A disfunção inclusive comprometeu a estética de seu sorriso.

Segundo a mãe, Regiane Maria da Silva, Nathalia sentia vergonha de seus dentes, procurava não sorrir e quando o fazia, escondia a boca com as mãos.

“O constrangimento demonstra uma baixa autoestima. Por isso é importante uma abordagem biológica saúde-doença dessas crianças. A prevenção e o tratamento dentário trazem um ganho na qualidade de vida, justamente pelo fato de que nem sua estética, nem suas atividades diárias e funções de mastigação, deglutição e fala continuarão a comprometer a autoestima da criança", elencou Annie Michelli, odontóloga da rede municipal de saúde.

O atendimento odontológico, realizado na última semana de maio, deixou oito dos 13 dentes cariados reconstruídos em perfeito estado, devolvendo a garantia de suas respectivas funções. De acordo com o diagnóstico dentário da siminina, em mais duas sessões de atendimento seus dentes estarão livres de toda a contaminação, aliado às instruções de higiene bucal adequadas, para evitar novas lesões.

Prevenção

De acordo com a odontóloga, a prevenção - por meio de palestras e trabalhos educativos - é fundamental para uma boa saúde bucal, principalmente nessa faixa etária.

“A promoção da saúde é essencial na vida de uma criança, pois é por meio dela que procedimentos invasivos como restaurações extensas, canal e até extrações são evitados”, compartilhou.

Intitulado Siminina Sorridente, o projeto foi idealizado pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e visa também ensinar conceitos básicos de saúde dentro do conteúdo programático anual do Programa.

“Estamos trabalhando com crianças, então é fundamental - desde cedo - ensinarmos hábitos de higiene bucal corretos, a fim de evitar cáries e outras doenças. Além disso, reforçamos a importância da escovação três vezes ao dia e a maneira correta de usar o fio dental, para que elas criem uma rotina que irá trazer mais saúde e qualidade de vida”, destacou Márcia.

Os trabalhos de prevenção ainda contam com o acompanhamento dos profissionais que retornarão às unidades do Siminina dentro do período de seis meses.