Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / PREVENÇÃO

10 de Maio de 2018 16h26

Projeto leva saúde bucal para meninas atendidas pelo Programa Siminina

10/05/2018

RUAN CUNHA

Gustavo Duarte

A unidade do programa Siminina do bairro Jardim Leblon recebeu, nesta quarta-feira (09), a visita da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, juntamente com os profissionais de Odontologia da Prefeitura de Cuiabá para a continuidade do Projeto Siminina Sorridente.

A ação consiste em levar a conscientização da saúde bucal por meio de trabalhos preventivos como, por exemplo, instruções acerca da maneira correta de escovação dos dentes, do uso do fio dental, entrega de kits de higiene bucal (escova, pasta e fio dental) além de todas as informações práticas e teóricas no sentido de prevenção.

“Nós fazemos a promoção da prevenção para que elas, futuramente, não tenham que extrair um dente, até porque uma extração é uma mutilação e eventualmente ter que usar prótese dentária. Essa é uma ação essencial, fazer a parte preventiva”, explicou o coordenado Renê Lara.

Além da prevenção, os profissionais de odontologia da Prefeitura de Cuiabá realizam uma triagem mediante a avaliação bucal de cada uma das meninas. Após essa avaliação, identificam casos de risco que necessitam de intervenção e realizam o encaminhamento aos consultórios odontológicos do município.

Das 16 unidades do Programa Siminina, 14 já receberam os trabalhos de prevenção de saúde bucal, promovidos pela Diretoria de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá, e nesse tempo de atuação foram identificados 409 casos de risco sendo 124 de urgência e 285 para tratamento.

“As meninas que estão com cáries e não estão sentido dor e nenhum outro incômodo são incluídas como tratamento. Também tem casos que a cárie causa dor, atrapalha mastigar e dormir, então caracterizamos como urgência  e solicitamos o atendimento imediato pra solucionar”, contou a Dra. Annie Michelli, odontóloga da Prefeitura.    

Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro o projeto é de enorme importância para o bem-estar e saúde das meninas, algo inovador na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

 “Estamos trabalhando com crianças, então é fundamental nós, desde cedo, ensinarmos hábitos corretos para sua higiene e saúde bucal e assim evitar cáries e outras doenças. Reforçamos a importância de escovar os dentes três vezes ao dia, a maneira correta de usar o fio dental para que elas criem uma rotina que irá trazer mais saúde e qualidade de vida”, destacou Márcia.