Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos /

27 de Setembro de 2012 15h18

Cuiabá Recicla: catadores já podem orientar moradores sobre coleta seletiva. Projeto será lançado em outubro

27/09/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054

Terminou na quarta-feira (26/09), a capacitação para os catadores de material reciclável que farão parte do projeto Recicla Cuiabá. Os cerca de 20 trabalhadores da Coopemar (Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis) iniciarão a fase de orientação aos moradores e no próximo mês o projeto será implantado.

O Cuiabá Recicla tem como plano piloto atender aos bairros CPA I, II, III, IV e Morada do Ouro. Seu objetivo é implantar a coleta seletiva de lixo na capital, e dar o tratamento e a destinação adequada aos resíduos sólidos, promovendo assim a conservação ambiental.

A mobilização juntos aos moradores da “grande Morada da Serra”, será feita através das associações de moradores, clube de mães, escolas, igrejas, comércio, com palestras informativas, distribuição de folders e visitando as casas porta-a-porta. Os trabalhadores entregarão kits contendo os sacos especiais para coleta seletiva, panfletos informativos e o calendário da coleta.

Em outubro será inaugurado o galpão em que os catadores irão trabalhar, localizado no bairro Altos do Glória. O projeto foi possível através de parcerias entre a prefeitura de Cuiabá, com o programa Valorizando Vidas, e o Instituto Coca-Cola, que disponibilizou os equipamentos necessários para a separação dos recicláveis.

A contrapartida da prefeitura foi o local de trabalho, dois veículos e o material que será disponibilizado, como os kits de coleta, além da capacitação dos trabalhadores, com técnicos em meio ambiente, coleta seletiva, segurança do trabalho e cooperativismo.

O lançamento do projeto será no bairro CPA I, onde os trabalhos da coleta seletiva iniciarão. A meta é que neste primeiro bairro 380 residências, aproximadamente, recebam visitas das equipes do Cuiabá Recicla.

O trajeto no bairro CPA I serão as avenidas Brasil, Pernambuco, Senador Jonas Pinheiro e Coxipó Mirim, ruas Pará, Profª Alice Freire, Bahia, Prof Amaro de Figueiredo, 11, SD, Amapá, 10, 21 e Hortências.

Vale ressaltar que materiais orgânicos são vidros, papéis, metais, plásticos. Já os materiais inorgânicos são compostos por restos de comida, frutas, verduras, aparas de grama e esterco.