Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CIDADE LIMPA

10 de Julho de 2020 09h51

Combate aos bolsões de lixo é intensificado com criação de mutirão semanal

10/07/2020

BRUNO VICENTE

Marcos Vergueiro

A partir deste sábado (11), a Prefeitura de Cuiabá implanta mais uma ação de zeladoria na cidade. Tomando como ponto de partida a estrada que dá acesso ao balneário da Ponte de Ferro (após o bairro Dr. Fábio), o Município realiza a primeira edição do Mutirão Contra Bolsões de Lixo. A atividade é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e planejada para ser executada todos os sábados em uma região diferente. 

Para esta primeira ação, a Limpurb deslocará para o área atendida duas pás carregadeiras, uma carreta e oito caminhões. A retirada de todo os resíduos descartados irregularmente no local inicia logo às 7h e segue até às 11h. Os materiais recolhidos durante a ação terão como destino o aterro sanitário da Capital. O bolsão de lixo foi identificado a partir do trabalho de ronda e monitoramento feio periodicamente por fiscais municipais. 

O trabalho de eliminação de bolsões de lixo já é efetuado diariamente em todas as regiões da cidade. A ideia é que, com a implantação do mutirão, a iniciativa seja intensificada. De acordo com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, a Capital chegou a ter mais de 300 áreas identificadas como locais de despejo ilegal de lixo. Atualmente, apesar de ainda não ser considerado o ideal, o número foi reduzido para cerca de 38. 

“Com trabalho de fiscalização e também colaboração dos moradores conseguimos uma drástica redução nesse número. Aproveitamos também a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, para expandir os espaços de lazer, e transformamos muitos bolsões em praças e parques públicos. Agora, estamos intensificando a limpeza desses pontos mapeados, com o expectativa de zerar essa demanda”, pontua o secretário da Limpurb, Anderson Matos. 

MUTIRÃO NOS BAIRROS

O Mutirão Contra Bolsões de Lixo acontece paralelamente às outras ações de zeladoria realizadas pela Prefeitura de Cuiabá. Dessa forma, o já tradicional Mutirão da Limpeza, que é realizado a cada sábado em um bairro diferente, não sofrerá nenhum prejuízo. Para este fim de semana, por exemplo, a comunidade beneficiada será o Residencial Pádova, na região Norte. 

No Pádova, serão desenvolvidos os serviços de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, roçagem, capinação, poda de árvores e manutenção da iluminação pública. A atividade contará ainda com a participação dos caminhões do Cata-treco e, igualmente, será efetuada a retirada de todos os bolsões de lixo encontrados no bairro. 

“O Mutirão da Limpeza nos bairros está suspenso desde março. Agora, diante de um cenário de pandemia, retomamos os trabalhos com base nos protocolos de biossegurança. Entre as providências aplicadas estão a entrega de kits de proteção, com máscara, luvas, e álcool, e o afastamento temporário dos servidores do grupo de risco”, explica o diretor de Limpeza Pública, Rinaldo Antônio.