Turismo /

25 de Maio de 2011 17h35

Turismo discute preparação da 5ª Caminhada na Natureza

25/05/2011

Dayane Sena Lima-Da Assessoria

Representantes de entidades governamentais se reuniram na manhã de hoje (25-05), na Secretaria Municipal de Turismo para discutir detalhes da 5ª Caminhada na Natureza - Circuito dos Tropeiros, que será realizada no dia 19 de junho, na região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá.

 

“Queremos a parceria de todos para garantir que o evento seja um sucesso, e assim integrar os atletas com a natureza e aproximá-los da comunidade rural de Cuiabá”, disse a secretária de Turismo, Tânia Barteli. 

 

A 5ª Caminhada na Natureza - Circuito dos Tropeiros faz parte do Calendário Internacional de Caminhadas da Natureza. Atualmente são realizados 7.600 circuitos em 401 países, atraindo cerca de 17 milhões de amantes do meio ambiente, das mais diferentes idades. Na programação consta ainda a realização da tradicional Festa Junina da comunidade, que será realizada no dia 18 de junho e faz parte do calendário de eventos do Estado.

 

Barteli enfatizou que o evento não é competitivo. A intenção é estimular e promover o desenvolvimento de pequenas comunidades rurais. “A idéia é valorizar os costumes, os sabores e a culinária, gerando emprego e renda aos moradores da região, associada sempre à idéia de preservação da natureza”. Durante o trajeto, os participantes vão contemplar as belezas naturais do rio Coxipó, cascatas, pontos turísticos como o Arraial  dos Freitas, e históricos como  o memorial da primeira missa.

 

Na organização da Caminhada desde as primeiras edições, o coordenador do Turismo Rural da Secretaria Estadual de Turismo (Sedtur), Geraldo Lúcio, esteve na reunião e enfatizou a importância da corrida para as comunidades rural. “Este é um evento que insere o homem do campo com o urbano, e o mais importante é o envolvimento da comunidade rural no evento, ela abraça a Caminhada”, disse o coordenador.

 

Há quatro anos o evento atrai muitas pessoas que buscam uma proximidade maior com o meio ambiente. O turismo ecológico, também conhecido como ecoturismo, é um atrativo na região, que a cada dia tem mais interesse pelas caminhadas ecológicas.

 



Mais informações:
3645- 7270