Turismo /

15 de Janeiro de 2014 15h56

Servidores municipais participam de programa de voluntariado para a Copa

15/01/2014

Renata Neves

Servidores da Prefeitura de Cuiabá já estão se inscrevendo para participar do Brasil Voluntário, programa de voluntariado do Governo Federal para a Copa do Mundo de 2014. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 6 de março através do site www.brasilvoluntario.gov.br.

Gleise Luiza de Arruda e Helena Bucair, servidoras da Secretaria Municipal de Turismo, já se colocaram à disposição para trabalhar durante o Mundial de Futebol, que terá Cuiabá como uma das cidades-sede.

“Vale a pena ser um voluntário, pois além da experiência única de participar de um evento dessa magnitude, como é a Copa do Mundo, vamos ajudar o nosso Município”, afirma Helena Bucair.

“Durante esse período estaremos em contato com diversas culturas, o que é muito enriquecedor, e poderemos mostrar ao mundo o que Cuiabá tem de melhor. Todos vão saber por que o cuiabano é conhecido como um povo acolhedor e hospitaleiro”, acrescenta Gleise de Arruda.

Para participar é necessário ter no mínimo 18 anos de idade e disponibilidade para atuar por no mínimo sete dias, seguidos ou não.

No formulário de inscrição, o candidato pode indicar a preferência do local ou área de atuação. Caso a vaga pretendida seja preenchida por outra pessoa, ele poderá ser selecionado para atuar em outro setor. Há vagas para diversos perfis, o que garantirá a formação de um grupo diversificado.

Os voluntários selecionados participarão de treinamento virtual e presencial. Entre os cursos ofertados estão: hospitalidade, turismo, história do futebol, megaeventos, segurança, primeiros socorros, meio ambiente, inglês, espanhol, italiano, francês, turismo, cidade-sede, mobilidade, estratégias do evento e a importância de ser voluntário.

Os voluntários atenderão visitantes e torcedores em pontos estratégicos, como rodoviária, aeroporto e terminais de ônibus; e de grande movimentação, como shopping centers, pontos turísticos e o Fifa Fan Fest. Também trabalharão dando informações no entorno da Arena Pantanal e ajudarão a organizar o fluxo de entrada e saída de pessoas no estádio. 

Benefícios – O servidor selecionado para atuar como voluntário poderá afastar-se das atividades sem prejuízo de sua remuneração. Além disso, receberá certificado emitido pelo Ministério do Esporte e a carga horária de treinamento e de efetivo trabalho voluntário poderá ser aplicada à progressão de carreira do servidor.