Turismo /

14 de Junho de 2013 16h27

Prefeitura inaugura o Centro de Atendimento ao Turista do Museu do Rio

14/06/2013

Renata Neves - 3645-6054

A partir desta sexta-feira (14), moradores de Cuiabá e turistas de outras cidades e estados que visitarem o Museu do Rio poderão conhecer melhor a cultura e as tradições cuiabanas, além de participar de oficinas e contemplar apresentações culturais. O local foi revitalizado e os novos espaços foram inaugurados nesta manhã pelo prefeito Mauro Mendes.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) também já está em pleno funcionamento em um espaço anexo ao Museu. Além de ter acesso a informações turísticas sobre a capital mato-grossense, os visitantes também poderão obter, no local, informações sobre os acontecimentos e eventos da cidade, sobre os serviços prestados no município e a localização de vários estabelecimentos. O CAT será um importante ponto de apoio durante a Copa do Mundo de 2014.

Selecionado pela Fifa como o local onde serão distribuídos os ingressos para os jogos da Copa do Mundo de 2014, o Museu do Rio receberá, durante o  Mundial de Futebol, milhares de turistas de diversos países.

“O Museu do Rio será um dos locais mais importantes durante a Copa e nós vamos, a partir de agora, dar início a uma série de ações para revitalizá-lo e modernizá-lo, garantindo a preservação da nossa história e da nossa cultura. Queremos transformar a região portuária em um grande local para a Copa do Mundo, mas, principalmente, para todos os cuiabanos”, anunciou Mauro Mendes.

A partir de hoje também estará aberta a exposição Mostras de Oficinas Vivas de Redes e Tear, Santos e Devoções, Artistas Plásticas - Artesanatos e Cururu Siriri. A Mostra é permanente e composta por quatro salas, sendo uma para cada manifestação artística da cultura cuiabana: produção de redes; santos e devoções; artes plásticas e Siriri e Cururu.

 “Todos esses espaços estarão em pleno funcionamento de forma permanente, mantendo-se após a Copa do Mundo. Além disso, a expectativa é de que sejam abertas mais duas salas. Aqui, os moradores e turistas poderão se informar sobre a cultura e atividades locais”, ressaltou o secretário municipal de Cultura e de Turismo, Marcus Fabrício.

O ator regional J. Astrevo, que interpreta o “Lau”, da dupla “Nico e Lau”, parabenizou a prefeitura pela iniciativa. “Temos esse local como um centro de referência e é muito importante que aqui sejam oferecidas todas essas atividades, não só para receber os turistas, mas os cuiabanos também, além de estudantes e pesquisadores. Esse é um aparelho público que precisa estar aberto para atender a comunidade”, disse.