Turismo /

23 de Agosto de 2013 12h09

Moradores do Porto conhecem projeto de revitalização da orla do Rio Cuiabá

23/08/2013

Euziany Teodoro


Os moradores da região mais antiga de Cuiabá, onde a cidade nasceu há quase 300 anos, conheceram nesta quinta-feira (23) um projeto que promete revitalizar social, cultural e economicamente toda a Orla do Rio Cuiabá. Trata-se do “Projeto Porto Cuiabá”, idealizado pelo prefeito Mauro Mendes antes mesmo que fosse eleito, e apresentado pelo secretário de Governo da Capital, Fábio Garcia, a mais de 200 moradores.

 

O empreendimento terá 1.350 metros de extensão, com equipamentos que incentivarão a prática de esportes, eventos culturais e comércio.

 

Com o custo total avaliado em aproximadamente R$ 30 milhões, a Prefeitura de Cuiabá já conta com o paio do Ministério do Turismo, o primeiro visitado pelo prefeito Mauro Mendes nesta gestão, Governo do Estado de Mato Grosso e empresários do setor privado. Também já está garantida uma emenda parlamentar de R$ 2,5 milhões do senador Pedro Taques.

 

Os pedidos de Licenciamento Ambiental junto ao Governo Estadual já estão em fase final e, de acordo com o secretário de Turismo de Cuiabá, Marcus Fabrício, em breve a licitação poderá ser feita. “Cuiabá nasceu no Porto, às margens do Rio Cuiabá, mas cresceu de costas. Deu as costas para essa região. Vamos revitalizar e causar um renascimento do nosso berço cultural”, disse ele.

 

De acordo com o secretário de Governo, Fábio Garcia, o projeto contempla os anseios dos cuiabanos. “Levamos em conta várias sugestões de presidentes de bairros e de toda a população em geral. Verificamos os principais anseios, como o lado social, cultural e esportivo, e adaptamos esse projeto a todas essas demandas. Vai ser o mais importante ponto turístico de Cuiabá”, afirmou.

 

O projeto, coordenado pelo arquiteto e urbanista Paulo Crispim, prevê a restauração da Praça Luís Albuquerque, ciclovia ao longo da orla, calçadão de 12 metros de largura onde serão instalados equipamentos para práticas de esporte, assim como bares e lanchonetes.

 

“O projeto, de um modo geral, busca promover a reintegração do Rio Cuiabá ao convívio dos munícipes, resgatando e valorizando o patrimônio histórico e cultural presente na região, o convívio social através de atrações turísticas, culturais e recreativas que o projeto proporcionará”, explicou Paulo Crispim.

 

O presidente da Associação de Moradores do bairro Porto, Francisco Martos Ruiz, o Beto, comemorou a revitalização da orla, assim como de todo o bairro. “Não é um projeto que vai ficar só nas margens do Rio Cuiabá. Como vai ser o principal ponto turístico, o bairro também vai ser contemplado e muita coisa vai melhorar”, disse.