Turismo /

15 de Março de 2012 15h31

Lançamento da 6ª Festa Rota do Peixe inicia comemorações do aniversário de Cuiabá

15/03/2012

Sandrine Gahyva-Secom Cuiabá-3645-6054

A Associação dos Moradores da comunidade São Gonçalo Beira Rio lançou a 6ª Festa Rota do Peixe, nesta quinta-feira (15-03), dando início as comemorações dos 293 anos de Cuiabá, comemorado em 08 de abril. O evento, que acontece de 30 de março a 01 de abril, conta com apoio da prefeitura de Cuiabá, por meio de suas secretarias Municipais.

Nesta 6ª edição, cerca de 20 peixarias da comunidade São Gonçalo participará da festividade com a comercialização de pratos típicos regionais a base de peixe, com preços reduzidos. Na primeira edição da Festa Rota do Peixe, apenas dois estabelecimentos integravam o evento.

O crescimento e reconhecimento das festividades na comunidade São Gonçalo Beira Rio é externado pela participação popular, sendo esperado este ano nos três dias de festas, mais de 50 mil pessoas e o consumo de duas toneladas de peixe.

O presidente da associação dos moradores do São Gonçalo, Dalmi Lúcio de Almeida, destaca que a Festa do Peixe foi a maneira encontrada pela comunidade para fomentar a cultura cuiabana, atrair turistas e principalmente, gerar renda à população local.

O secretário de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção, representando o prefeito de Cuiabá Francisco Galindo no ato, acredita que a Festa Rota do Peixe proporciona uma massificação da cultura cuiabana, enriquecendo-a. “Quem ganha com isso é Cuiabá”, frisou.

Apoio

Conforme a secretária Adjunta de Turismo de Cuiabá, Silvana Abdala, a prefeitura de Cuiabá está presente no evento, por meio do suporte proporcionado à comunidade, através de suas secretarias, atuando desde a infraestrutura e mobilidade do trânsito no local, como na divulgação do evento.

Na avaliação do secretário Municipal de Comunicação, Carlos Brito, o apoio do poder público é fundamental, sendo trabalhado junto à comunidade local e ao trade turístico. “Essa união é que mantém viva a cultura cuiabana. Não podemos deixar apagar as origens de nossa cidade. Temos que preservá-la e protegê-la”.