/

28 de Março de 2012 13h47

Comunidade São Gonçalo abre programação da Rota do Peixe no dia 30

28/03/2012

Euziany Teodoro-PMC-3645-7270

A programação da 6ª Festa Rota do Peixe, tradicionalmente realizada na Comunidade São Gonçalo, em Cuiabá, começa no dia 30 de março (sexta-feira). Além de celebrar a Semana Santa, em que a tradição católica é o consumo de carne de peixe, a festa também comemora o aniversário de Cuiabá, que completa 293 anos no dia 08 de abril.

No dia 30 de março, a abertura ocorre às 18h00. Haverá ainda a chega dos santos padroeiros de Cuiabá; apresentação da Banda da Polícia Militar; queima de fogos; apresentações culturais e a exposição Raízes Culturais de São Gonçalo, com os produtos artesanais e doces da região.

No sábado (31), continua a exposição Raízes Culturais de São Gonçalo. Ao meio-dia tem início uma Peixada Cuiabana para o horário de almoço. Todos os bares e restaurantes da comunidade preparam uma grande diversidade de pratos. Às 20h00, será realizado um show com bandas regionais de rasqueado.

No domingo (1º), último dia de festa, além da exposição, pela manhã estão marcadas algumas competições: Campeonato do “Melhor Pacu Assado”, às 10h00, e o Torneio “Quem Come Mais Mujica de Pintado”. Ao meio-dia recomeça a tradicional peixada cuiabana.

As 14h00 é a vez da domingueira dançante, com bandas regionais que seguem com shows até as 21h00, quando está marcado o encerramento.

A realização da Festa Rota do Peixe é da Associação de Moradores da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, em parceria com Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Secretaria Municipal de Comunicação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.