Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos /

11 de Novembro de 2013 16h49

Praça Alencastro será revitalizada e entregue à população para o Natal

11/11/2013

Priscilla Vilela

Um dos tradicionais cartões postais de Cuiabá será revitalizado ainda neste ano pela Prefeitura de Cuiabá, com um projeto moderno. A Praça Alencastro, localizada na região central da capital, está sendo reformada e deverá ter sua obra concluída até o Natal.

A Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá já deu início à reforma, que deverá estar pronta até o dia 15 de dezembro. O secretário da Pasta, José Roberto Stopa, afirma que a intenção é devolver o local, que há tempos estava abandonado, para a população.

“A Praça Alencastro é um dos pontos turísticos mais importantes da capital, mas há tempos não recebia investimentos. Queremos reformar a área, para poder a devolver para a população antes do Natal”, pontuou.

Nesta segunda-feira (11) já foram colocados tapumes no entorno do chafariz da praça, e as obras devem começar efetivamente amanhã (12). Com o novo perfil moderno e arrojado, a área deverá ser iluminada por lâmpadas de LED e alguns equipamentos serão trocados.

A Praça Alencastro, localizada em frente ao Palácio Alencastro - sede do Governo Municipal - é território registrado para manifestações e ponto de encontro da cuiabania, que cultiva o costume de se encontrar no local para conversar.

Construída no século XIX, era palco de apresentações culturais, um costume que aos poucos deixaram o local devido ao abandono. A intenção é que a partir de agora o local volte a ser palco das atividades que tragam benefício para a população, conforme ressalta o secretário José Stopa.

“A administração irá investir em ações como essa que, mais do que tudo, tragam benefício para a qualidade de vida dos cuiabanos e proporcionem a realização de atividades culturais e educativas”, ressalta.

História

A Praça Alencastro tem esse nome em homenagem ao coronel José Maria de Alencastro, que governou a Província de Mato Grosso. Hoje, o local continua sendo um dos pontos de maior circulação de pessoas, já que está na região central e próximo à Igreja Matriz, outro ponto turístico de Cuiabá.

Até o final da década de 1970, o local ainda era um dos principais locais de passeios e encontros de famílias, grupos de amigos e casais de namorados, que entre outros pontos, eram atraídos pela fonte central que jorrava jatos luminosos de água. Essa mesma fonte, que não funcionava mais, agora será reformada.