/

15 de Janeiro de 2013 09h57

Mutirão da Limpeza já mostra efeitos em bairros e praças de Cuiabá

15/01/2013

Carol Sanford - (65) 3645-6054

O Mutirão da Limpeza, lançado há uma semana pelo prefeito Mauro Mendes, já passou por avenidas, praças e rotatórias de Cuiabá. A iniciativa faz parte de uma série de ações para tornar a capital uma cidade mais limpa. Nos próximos três dias, a limpeza de todas as praças e rotatórias da região central será concluída e, em 30 dias, do restante.

As praças na região central da capital: Alencastro, República, Liceu Cuiabano, Boa Morte, Sete de Setembro, Santos Dumont, 08 de Abril, Peixaria Lélis, Popular, Clóvis Cardoso, Rachid Jaudy, Clóvis Hugney, José Augusto Curvo, Bispo Dom José e Ipiranga já passaram pelos serviços de varrição, poda de árvores e retirada de lixo.

Também já estão limpas as rotatórias das avenidas Dante de Oliveira, Fernando Corrêa (Ponte Coxipó), Miguel Sutil (Modelo), Jurumirim, Juliano Costa Marques, dos bairros Carumbé, Jardim Itália, Jardim Imperial, Morada do Ouro, Jardim Leblon, da ponte Sérgio Motta, da Estrada do Moinho (em frente ao SBT) e do Shopping Três Américas.

Os trabalhos de limpeza também chegaram às avenidas Beira Rio, Tenente Coronel Duarte, do CPA, Érico Preza, Oátomo Canavarros, Hélio Torquato, Archimedes Pereira Lima, do Rio dos Couros e do Pedra 90.

Bolsões de lixo

O Mutirão começou no último dia 9 e retirou bolsões de lixo do bairro Pedra 90, da avenida Dante de Oliveira, João Bosco Pinheiro, Santa Maria, Eco Ponto do CPA e da avenida do CPA por onde passa o linhão do bairro Novo Paraíso, que dá acesso ao Aterro Sanitário.

A quantidade de lixo retirado já chegou a 1.840 toneladas: Pedra 90 – 990 toneladas; Av. Dante de Oliveira – 45 ton; João Bosco Pinheiro – 90 ton; Santa Maria – 135 ton; Eco Ponto (CPA) – 90 ton; Linhão Novo Paraíso – 490 ton.

Mutirão da Limpeza

O Mutirão da Limpeza também chega aos córregos, bocas-de-lobo, cemitérios e outros patrimônios públicos como escolas, policlínicas e postos de saúde. As equipes já passaram pelas Escolas Municipais do Bairro Campo Verde e do Bairro Bela Vista e pelos postos de saúde do Pedra 90 e Alvorada.

Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos, o córrego do Barbado já passou pelos serviços de limpeza e desobstrução nos pontos das Avenidas Jurumirim e dos Trabalhadores e no Shopping 3 Américas. Além do Barbado, os córregos Tuffik Affi e Gambá também foram limpos.

“Cuiabá conta com aproximadamente 40 córregos no perímetro urbano. A nossa prioridade é fazer a limpeza e desobstrução nos córregos com mais problemas, ou seja, aqueles que cortam a cidade e trazem uma grande quantidade de lixo e entulho, podendo ocasionar problemas de enchentes e alagamentos e, com isso, afetar a saúde da população”, explicou o secretário Rogério Varanda.

Ele também informou que todos os córregos serão limpos. No entanto, pede que a população também coopere, não jogando lixo em locais não adequados e acondicionando o lixo domiciliar de forma correta. “Os trabalhos estão sendo realizados em parceria com as secretarias de Obras e Meio Ambiente, e faremos uma fiscalização rígida, punindo aqueles que ainda insistem em jogar lixo em vias públicas e em locais não recomendados”.

Faz parte desta ação, o aumento da fiscalização na empresa concessionária de coleta de lixo, para que ela cumpra rigorosamente o seu serviço.

PEAD

Além das equipes de duas secretarias, a Prefeitura está contratando, por meio do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), 260 trabalhadores para ajudar na limpeza. Nos próximos 90 dias, esses trabalhadores vão fazer, em toda a cidade, os serviços de varrição de ruas, poda de árvores, limpeza de bocas-de-lobo, retirada de lixo, etc.