Saúde /

07 de Julho de 2011 14h32

Vigilância alerta sobre necessidade de cuidado contra a dengue em Cuiabá

07/07/2011

Ana Paula Soares/Assessoria-SMS

De acordo com o boletim semanal da Dengue da Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa) referente à 25ª semana de 2011, no período compreendido entre os dias 26 de junho a 02 de julho, apenas três casos foram notificados como sendo de Dengue em Cuiabá.

A coordenadora do programa de combate a dengue no município, Alessandra Carvalho, adverte que o fato de poucos casos terem sido notificados da doença não quer dizer que estamos livres da dengue. Ela disse que as ações de combate ao mosquito não param nem em período de estiagem (ausência de chuva), e a população deve ficar atenta na guerra ao vetor transmissor da doença, o mosquito aedes aegypti.

“As ações de combate devem ser uma rotina para as pessoas e são sempre as mesmas: evitar água parada, esvaziar e escovar paredes internas de recipientes que acondicionam água, tapar caixas de água e cisternas, furar ou eliminar pneus, guardar garrafas com os bicos para baixo para não reter água, limpar sempre calhas de telhados marquises e usar sempre  desinfetantes e água sanitária em ralos e na limpeza geral”, alerta Alessandra.

No acumulado do ano de 2011 de residentes em Cuiabá, 910 casos foram notificados com suspeita da doença na capital, dos quais, 774 foram confirmados como sendo dengue. Nove casos são considerados graves, e um óbito segue em investigação.

Os bairros com maiores índices de proliferação do mosquito são: Pedra 90, Pedregal, CPA IV e Novo Paraíso.

Maiores Informações:
3617-7379