Saúde /

31 de Agosto de 2011 14h49

Vacinação contra pólio já atinge 77%

31/08/2011

JC-Patricio/SMS

A segunda etapa da campanha contra a poliomielite completa a primeira quinzena com 77% de cobertura vacinal. Com prazo de encerramento previsto para o dia 16 de setembro, a meta da campanha é vacinar 95% das crianças na faixa etária de zero a menos de cinco anos.

Com 62%, a campanha de seguimento contra o sarampo que está sendo feita em conjunto com a campanha de combate à pólio atingiu índice menor nessa primeira quinzena, mas ainda satisfatório de acordo com as autoridades sanitárias. A meta é também vacinar 95% do público alvo, que são as crianças de 1 a menos de 7 anos de idade.

O secretário-adjunto de Saúde, Euze Carvalho reforça a importância dessas vacinas e convoca os pais para levarem seus filhos para vacinar, independente de já terem sido vacinados em campanhas anteriores. Segundo ele, o fato de Cuiabá ter sido escolhida como uma das subsedes da Copa de 2014 é motivo de preocupação, uma vez que muitos estrangeiros procedentes de países que ainda registram casos de paralisia infantil e sarampo virão para cá.

O Brasil, lembra o secretário-adjunto, está livre da paralisia infantil e do sarampo há muitos anos graças às campanhas de vacinação, que não acontece como rotina em outros países. “Países da África , da Ásia e até da Europa têm registrado casos dessas doenças e compete a todos nós, poder público e sociedade, continuarmos vigilantes contra esses vírus. Vacinar é um dever dos pais e um direito da criança”, alerta.

Euze Carvalho acredita que o município deve atingir as metas previstas para as duas campanhas e lembra que os as vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá. É importante que, ao levar os filhos para vacinar, os pais levem o cartão de vacinação da criança.