/ IMUNIZAÇÃO

27 de Março de 2021 06h01

Vacina Cuiabá irá atender 1,5 mil idosos acima de 75 anos neste sábado (27)

27/03/2021

CELLY SILVA

Davi Valle

A campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” irá atender, neste sábado (27), 1,5 mil idosos na faixa etária de 75 a 79 anos de idade. Por outro lado, não haverá vacinação de trabalhadores da saúde. Valéria de Oliveira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e da campanha de vacinação contra a covid-19, explica que a força-tarefa tem o objetivo de acelerar a imunização do grupo prioritário e atender idosos que acabaram não conseguindo e vacinar na quarta-feira (24), quando uma grande quantidade de pessoas obteve senhas acima do normal, liberadas depois que o site da campanha sofreu uma pane. “Como teve problema na quarta-feira e ficaram idosos que estavam agendados e não se vacinaram, nós vamos priorizar, neste sábado, a vacinação dos idosos de 75 a 79 anos. Na semana que vem a gente termina essa faixa etária”, informou.

Para evitar a aglomeração ocorrida naquela ocasião, desde esta sexta-feira (27), o acesso ao polo de vacinação, que funciona no Centro de Eventos do Pantanal, está mais controlado. Somente passam pelo portão pessoas no horário agendado e com apenas um acompanhante. “Melhorou bem a organização porque agora as pessoas vão ter que respeitar o horário e vão deixar de vir fora de horário. Não vai congestionar aqui e não vai gerar fila de espera”, comentou Valéria de Oliveira. 

 Agendamento

No sábado (27), serão abertas 800 vagas para vacinação de idosos entre 75 e 79 anos de idade, para aplicação da primeira dose da Coronavac na segunda-feira (29). Também será liberada agenda para primeira dose de trabalhadores da saúde que têm registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). 

 Pré-Cadastro 

Nesta sexta-feira (27), ficou disponível por algumas horas no site Vacina Cuiabá o pré-cadastro para idosos de 70 a 74 anos de idade. No entanto, como a liberação de agendamento de vacinas para esse público será aberto somente na próxima semana, a opção foi retirada do site, para evitar que as pessoas confundam esse pré-cadastro com o agendamento. A data de liberação do cadastro e agendamento para idosos entre 70 a 74 anos será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá. O pré-cadastro consiste em inserir os dados necessários para posterior solicitação de agenda.