Saúde / Hepatite A

12 de Agosto de 2014 18h00

Vacina contra Hepatite A estará disponível a partir do dia 18 de agosto

12/08/2014

DANIELE DANCHURA

Valter Campanato/Arquivo/Agência Brasil

Vacina contra Hepatite A será destinada para crianças menores de 2 anos

A partir do dia 18 de agosto, estará disponível em todas as salas de vacinação da rede municipal de Saúde a vacina contra o vírus da Hepatite A. O público-alvo são crianças com 12 meses até menores de dois anos. A meta é vacinar, aproximadamente, 5.200 crianças de Cuiabá, que representam 95% do público-alvo, até o mês de dezembro.

De acordo com a responsável técnica pela Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Soares de Souza, a partir deste mês a vacina passa a fazer parte do calendário nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). "É importante lembrar que apenas crianças que estão dentro da faixa etária indicada serão vacinadas. O objetivo é fazer a prevenção e o controle da Hepatite A de forma gradativa", ressaltou.

Conforme informações do Ministério da Saúde, a escolha da faixa etária é feita com base em estudos técnicos exatamente por conta do período em que a criança terá capacidade de resposta imunológica para se proteger contra a vacina. A partir de uma certa idade, é provável que a criança já tenha entrado em contato com o vírus. A inclusão da vacina na faixa etária de 12 meses a menores de dois anos é uma recomendação do comitê técnico da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A Hepatite A é uma doença que atinge o fígado. De acordo com a OMS, a cada ano, ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos no mundo. O Ministério da Saúde aponta 151.436 casos da doença no Brasil entre os anos de 1999 e 2013. No período entre 1999 e 2012, 761 pessoas morreram por causa da Hepatite A.

Em Cuiabá, de acordo com dados da Vigilância em Saúde do Município, de 2010 até os dias atuais foram registrados 62 casos de Hepatite A, sendo que somente este ano já são oito casos. Não houve registro de óbito.

SOBRE A DOENÇA

A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA, transmitido via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou por meio de alimentos, especialmente frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais, ou de água contaminada. O vírus pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos. 

Nem sempre os sintomas se manifestam no período de incubação, que pode ser em média de duas a seis semanas. Mesmo assim, a pessoa infectada já transmite o vírus. Poucas pessoas contaminadas apresentam febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, falta de apetite, náuseas e vômito, que são os sintomas clássicos da infecção. Outros sintomas que também podem ser sinais possíveis da contaminação são urina escura, fezes amarelo-esbranquiçadas e icterícia (amarelão). Muitas vezes, os sintomas são desassociados e vagos, o que pode levar o paciente a confundir a doença com uma virose qualquer.