Saúde /

13 de Julho de 2011 17h21

Urgência e Emergência com atendimento normal no PSMC

13/07/2011

João Carlos Queiroz/Saúde

O atendimento de Urgência e Emergência continua normal no Pronto-Socorro de Cuiabá. Os casos de baixa complexidade, quando o paciente não apresenta risco de vida, estão sendo encaminhados para as unidades da atenção primária e secundária de saúde, que são os PSFs, centros de saúde e policlínicas. Entretanto, esse encaminhamento só é feito após o paciente passar pelo serviço de Acolhimento com Classificação de Risco, que determina as prioridades no atendimento, de acordo com as informações prestadas pelo diretor-geral do PS, Ronaldo Taques.

"Mensalmente, atendemos uma média de oito mil pessoas, 20% delas classificadas como de baixa complexidade. São pacientes que não apresentam quadro de risco de vida e podem ser atendidos nas unidades básicas", disse Taques. A medida de encaminhar para as policlínicas tem por objetivo evitar a superlotação do PS. 
 
Segundo o médico, embora a estrutura física e clínica do Pronto-Socorro de Cuiabá tenha sido melhorada com a última reforma, operacionalizando-se novos leitos, sua capacidade ainda é  insuficiente para suprir a demanda.. “A capacidade de internação, de 258 leitos, é facilmente ultrapassada no dia a dia. Já a taxa de ocupação diária ultrapassa 100%”, diz.  
 
Dados gerais relativos a junho/2011, expedidos pela Gerência de Epidemiologia e Risco Hospitalar/Estatística, apontam 1.965 atendimentos no Box de Emergência do Pronto-Socorro; 1.689 (Ortopedia); 1.828 (Pronto Atendimento Adulto); 500 (Pronto Atendimento Infantil); 814 (Internação); 170 (UTI Adulto); e 83 (Centro de Tratamento de Queimados).