Saúde / Atendimento

20 de Junho de 2014 08h30

UPA Morada do Ouro completa um ano com 157 mil atendimentos

20/06/2014

DANIELE DANCHURA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro completa um ano de funcionamento e atendimento ao público neste mês de junho. A unidade foi inaugurada no dia 13 de junho e passou a atender no dia 19 do mesmo mês. Desde então até os dias atuais já foram realizados 157.533 atendimentos, cerca de 13 mil por mês.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Peres, ressaltou a importância da unidade para o atendimento médico não só da população da região Norte mas de toda a baixada cuiabana. "A UPA tornou-se uma referência em atendimento médico para a população da baixada cuiabana, desafogando assim os atendimentos no Pronto-Socorro de Cuiabá. Sabemos que ainda precisar melhorar em muitas coisas, como por exemplo a permanência dos médicos na unidade, mas estamos trabalhando para isso", salientou.

A dona de casa Valéria Santana da Silva, de 54 anos, contou que sempre que precisou de atendimento médico e recorreu a UPA foi bem atendida. "Não posso reclamar dos atendimentos. Tenho duas netas pequenas e sempre as levo lá. Às vezes demora um pouco pra gente ser atendido, mas isso não é privilégio da rede pública de saúde, no particular não está diferente. E aqui na UPA é de graça e sempre somos bem atendidos e os problemas são resolvidos. Só tenho a agradecer", completou.

Para a estudante Jacqueline Vargas de Almeida, 19, a construção da UPA Morada do Ouro trouxe alento para os moradores da região que muitas vezes tinham que recorrer às policlínicas de outros bairros e até mesmo diretamente ao Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). "Antes só havia a policlínica do CPA e a do Planalto e na maioria das vezes estavam lotadas e a gente tinha que ir para as outras policlínicas. Com a UPA aqui o número de pessoas que podem ser atendidas é maior e ainda temos a policlínica do Planalto, sem falar que o tipo de atendimento oferecido na UPA também é diferenciado porque tem mais especialidades. Eu sei que ainda não está tudo perfeito, mas pior seria se não tivéssemos a UPA", finalizou.

Dos 157.533 atendimentos realizados na UPA Morada do Ouro durante um ano de existência, 43.222 foram pediátricos e 114.311 adultos. Também foram registradas 152 óbitos (menos de 0,1% do total de atendimentos realizados), sendo um infantil durante o período, além de 5.152 saídas de ambulâncias para encaminhamento de pacientes ao HPSMC.