Saúde / Agosto Dourado

31 de Julho de 2014 15h57

Unidades de saúde terão programação especial sobre aleitamento materno em agosto

31/07/2014

DANIELE DANCHURA

Divulgação/Fiocruz

Arquivo

No dia 1° de agosto comemora-se o Dia Mundial da Amamentação e, durante todo o mês, que ganhou a denominação de "Agosto Dourado", diversas unidades básicas de saúde de Cuiabá realizarão programações especiais para promover o aleitamento materno. O tema mundial deste ano é "Aleitamento materno: uma vitória para toda a vida!".

A abertura das ações que serão realizadas durante o mês acontecerá nesta sexta-feira (1°) nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) Pedra 90 III e IV, a partir das 9 horas, com uma palestra sobre a importância do aleitamento materno tendo como público as gestantes e as puérperas. A palestrante, Suhaila Mohamed, que é responsável técnica pelo Programa Municipal da Saúde da Criança, explicou que várias unidades irão realizar palestras, encontro com gestante e mulheres puérperas para explicar a importância do aleitamento. "Falaremos sobre as vantagens para a mãe, para a criança, família e sociedade, além de tirar dúvidas sobre mitos e verdades sobre o aleitamento. Esperamos que elas entendam a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança, e que só a partir daí é que poderá ser introduzido outros tipos de alimentação, sempre com orientação médica", completou.

Há 20 anos, entre os dias 1° e 7 de agosto, ações em todo o mundo são voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde usará o mês inteiro para a celebração da promoção, proteção e apoio a amamentação, além do uso de uma cor toda especial, que já percorre todo o mundo com seu laço simbólico, o dourado. 

Apesar da abertura oficial ser apenas no dia 1° de agosto, a unidade do PSF Nossa Senhora da Guia, realiza na tarde desta quinta-feira (31) uma reunião com gestantes e puérperas sobre aleitamento materno. "Todas as nossas unidades estarão promovendo palestras e trabalhos educativos para incentivar as gestantes e puérperas sobre o aleitamento materno exclusivo", concluiu. 

Confira as datas em que haverá programação das atividades em outras unidades:

1° de agosto - Abertura das ações do "Agosto Dourado" nos PSFs Pedra 90 III e IV com palestra;

Dia 6 - PSFs Despraiado I e II - 8 horas;

Dia 7 - PSF Serra Dourada - 7 horas;

Dia 8 - PSFs Pedra 90 IV e V - 8 horas;

Dia 8 - Clínica da Família - 8h30;

Dia 8 - PSF Novo Horizonte - 14h e todas as manhãs pequenas palestras na sala de espera;

Dia 13 - PSF Dr. Fábio - 13h30;

Dia 14 - PSF Santa Amália / Jardim Araçá - 14 horas;

Dia 15 - PSFs Pedregal I e II - 8 horas;

Dia 29 - Jardim Fortaleza - 8 horas.