Saúde / Outubro Rosa

30 de Setembro de 2014 17h12

Unidades de Saúde intensificam atendimento às mulheres durante o \"Outubro Rosa\"

30/09/2014

DANIELE DANCHURA

Tchélo Figueiredo

Policlínicas, Centros de Saúde e Unidades de Saúde da Família irão intensificar o atendimento às mulheres durante o mês de outubro, quando acontece a campanha "Outubro Rosa" de combate e prevenção aos cânceres de útero e mama. Cada unidade oferecerá uma programação diferenciada às pacientes.

Além da intensificação dos atendimentos para a realização de exames ginecológicos preventivos, também serão realizadas palestras sobre a importância da ida regular ao ginecologista, da realização dos exames como o Papanicolau (Colpocitologia Oncótica - CCO), exame clínico e autoexame das mamas e da realização das mamografias.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (inca), a estimativa de novos casos de câncer de mama diagnosticados em Mato Grosso é de 610, sendo a maioria deles, 470, apenas em Cuiabá. No Brasil, a estimativa é de 57.120 novos casos da neoplasia. 

O Instituto aponta que a idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco, com cerca de quatro em cada cinco casos registrados após os 50 anos de idade.

Já no caso de câncer de colo de útero, a estimativa do Inca para Mato Grosso é de 390 novos casos em 2014, sendo 160 na capital mato-grossense. O exame CCO ou Papanicolau é a principal forma de detecção do câncer no colo uterino. Sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê. 

Confira a programa para o mês de outubro em algumas unidades:

Dia 1°: abertura da campanha Outubro Rosa - PSF Residencial Coxipó - às 8 horas.

Dia 8: palestra sobre a importância do CCO e da mamografia - PSF Jardim Industriário I - às 7h30. Todas as terças-feiras (período vespertino) e as quartas-feiras (integral) haverá coleta de CCO.

Dia 13 e 14: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - PSF Jardim União

Dia 20: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Extensão Coivaras (abrangência PSF Aguaçu)

Dia 21: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Centro de Saúde Cidade Verde

Dia 22: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - PSF Rio dos Peixes

Dia 22: palestra e coleta de exames - a partir das 8 horas - Centro de Saúde Quilombo

Dia 23: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Extensão Coxipó do Ouro (PSF Rio dos Peixes)

Dia 24: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Extensão Barreiro Branco (PSF Rio dos Peixes); PSF Santa Amália e PSF Jardim Araçá

Dia 30: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - PSF Aguaçu