Saúde / Rede Cegonha

26 de Maio de 2014 19h33

Última semana do mês de maio reúne eventos direcionados às mães na Saúde

26/05/2014

DANIELE DANCHURA

Vários eventos serão realizados nesta última semana do mês de maio, voltados para as futuras mães de Cuiabá e da baixada cuiabana pela Prefeitura de Cuiabá.

Nesta terça-feira (27), o Centro de Saúde Quilombo realiza a primeira reunião mensal com cerca de 60 gestantes cadastradas na unidade de saúde, com o tema “Cuidando da Vida”, a partir das 8 horas. O evento será realizado ao lado da subprefeitura da regional Oeste no bairro Santa Helena e contará com biodança, palestras sobre Bolsa Família e minha Casa Minha Vida, sobre a Rede Cegonha e também haverá a distribuição de bolsa de bebê da Rede Cegonha.

No período da tarde, a partir das 14 horas, no PSF Areão será realizado um “bate papo” e troca de experiências sobre gravidez, parto, maternidade e amamentação. O evento é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso (PET Saúde/UFMT) e Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). O PSF Areão está localizado na rua Desembargador Antônio Quirino de Araújo, s/n, no bairro Areão.

Já na quarta-feira (28), ocorrerá o I Fórum Regional da Rede Cegonha na Baixada Cuiabana, com o tema “Mapa de Vinculação, como efetivar?”. O evento será realizado no Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e terá início às 8h30 com encerramento às 17h30, com intervalo para almoço.

O Fórum será um espaço para discussão e pactuação de propostas para organizar a Rede Cegonha de forma a garantir uma rede de cuidados integral e humanizada de atenção às mulheres e aos recém-nascidos, favorecendo o acesso a práticas de saúde que defendam e protejam a vida. O público alvo são gestores e profissionais da saúde pública e privada, Ministério Público, órgãos de ensino, conselhos regionais de classe, controle e participação social, sociedade civil e organizada e área afins.

E na quinta-feira (28), acontece a segunda reunião com o grupo de gestantes dos PSFs Jardins União e Florianópolis, na Igreja Católica Nossa Senhora das Dores, no Jardim Florianópolis. Na primeira reunião, realizada no dia 30 de abril, cerca de 40 gestantes participaram da reunião e receberam as bolsas de bebês da Rede Cegonha. Elas também assistiram palestra sobre como cuidar dos dentes durante a gravidez e tiraram dúvidas sobre as mudanças fisiológicas durante a gestão.

Por meio dos grupos de gestantes, as futuras mães têm o acompanhamento no pré-natal, recebem os medicamentos necessários para uma boa gestação como o ácido fólico, e o encaminhamento necessário quando a gestão é de risco. Com o programa Rede Cegonha, as gestantes também conhecem, com antecedência, o hospital onde o parto será realizado. Àquelas que já possuem mais de dois filhos, também recebem o encaminhamento para o planejamento familiar, onde passam por atendimento de enfermeiras, clínico geral, ginecologista, psicólogo e assistente social. Através desse planejamento familiar, elas têm acesso aos métodos contraceptivos como laqueadura, vasectomia, DIU entre outros.

Serviço/Programação

Assunto: 1ª Reunião Mensal com Gestantes

Data: 27 de maio (terça-feira)

Hora: 8 horas

Local: Subprefeitura da Regional Oeste

Assunto: Bate-papo e troca de experiências sobre gravidez, parto, maternidade e amamentação

Data: 27 de maio (terça-feira)

Hora: 14 horas

Local: PSF do Areão - rua Desembargador Antônio Quirino de Araújo, s/n

Assunto: I Fórum Regional da Rede Cegonha na Baixada Cuiabana “Mapa de Vinculação, como efetivar?”.

Data: 28 de maio (quarta-feira)

Hora: 8h30 às 17h30

Local: Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)

Assunto: 2ª Reunião Mensal com Gestantes da região

Data: 29 de maio (quinta-feira)

Hora: 14h

Local: Igreja Católica Nossa Senhora das Dores, no Jardim Florianópolis