Saúde /

09 de Outubro de 2012 12h03

Todos Contra a Dengue mobiliza Praça do Baú em Cuiabá

09/10/2012

João Carlos Queiroz - SMS (65) 3617-7377

 

O Comitê Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue do município de Cuiabá participará do evento 'Todos Contra a Dengue', da Sanecap, no próximo dia 10, a partir das 8 horas,  na Praça do Baú, região central da Capital. Os organizadores estimam que as comunidades local e adjacentes participem das atividades de caráter instrutivo/preventivo.

Segundo Simone Costa, este evento se integra ao rol de ações desenvolvidas pelo Comitê, do qual a Sanecap faz parte. A técnica ressalta que, em se tratando de dengue, o trabalho deve ser ininterrupto, além de se estender a cada habitante de Cuiabá, no sentido de que todos estejam alertas para combater a existência de possíveis focos do mosquito aedes aegypti em recintos domiciliares.   

"Não cabe qualquer descuido em relação aos males causados pelo mosquito vetor dessa doença. A dengue hemorrágica, por exemplo, que geralmente é fatal, já contabilizou vítimas em Cuiabá e outros municípios mato-grossenses".

A programação do evento inclui abordagem corpo a corpo com a comunidade, quando os técnicos, servidores da Sanecap, discorrerão sobre a importância do controle e prevenção da dengue, além de distribuir cartilhas relacionadas à doença. Também haverá exposição do ciclo evolutivo do mosquito aedes aegypti, com orientação sobre a dengue a cargo da equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá. Na sequência, a Secretaria Municipal de Educação apresentará peça teatral com enfoque no tema.

Simone explicou que o público alvo está estimado em cerca de 60 alunos da Escola Municipal Maria da Glória, juntamente com professores dessa instituição educacional, funcionários da Sanecap, membros parceiros do Comitê Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue, e comunidade em geral. Nos seus cálculos, serão centenas de participantes.

"A participação da comunidade é importantíssima. Mesmo porque este evento traduz a expectativa de que os participantes se tornem multiplicadores das orientações a serem explanadas na Praça do Baú. Se contarmos com real motivação dos habitantes de Cuiabá, a dengue será prevenida e controlada no município". 
 

Informações:

Assessoria Secretaria Municipal de Saúde (65) 3617-7377 - João Carlos Queiroz

Sanecap  (65) 3617-3706//8463-3881 - Marcela Magalhães

(Comitê Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue do Município de Cuiabá  65) 3617-1682 - Simone Costa