Saúde /

13 de Junho de 2012 17h08

SUGESTÃO DE PAUTA - Crianças e Adolescentes são tema de seminário na Policlínica do Pascoal Ramos

13/06/2012

José Carlos Patrício (65) 3617-7379


A Policlínica Dr. Sílvio Curvo, no Pascoal Ramos, promove na próxima sexta-feira (15-06), o Seminário “Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência”, com o objetivo de fortalecer a rede de serviços no entorno daquela unidade de saúde.
 

O seminário contará com a participação de diversas instituições ligadas, direta ou indiretamente, com a rede de proteção a crianças e adolescentes na região sul da capital. 

O seminário terá início às 13h00 e término previsto para as 18h00. A programação prevê atividades culturais, palestras e debates sobre o tema, conforme a programação abaixo: 

EVENTO: Seminário – “Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência”

Promoção: Policlínica Dr. Silvio Curvo/Pascoal Ramos

Coordenação: Equipe Multiprofissional/Policlínica Dr.Sílvio Curvo/SMS

Data: 15/06/2012 (Sexta Feira)         Horário: 13:00 às 18:00h

Local: Auditório da Igreja Católica Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Endereço: Avenida Brasil, S/N – Pascoal Ramos

INFORMAÇÕES COM: Darci Bezerra pelos contatos (65)3617-1302/1303 polpascoalramos@hotmail.com / darcibezerra04@hotmail.com 

 

Público Alvo: 

Representantes dos seguintes segmentos – Escolas e Creches do entorno da Policlínica; Centro de Referência em Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS); Programa de Saúde da Família (PSF’s), Igrejas, Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselhos Tutelares; Hospital Júlio Muller; Delegacia dos Direitos da Criança e do Adolescente (DEDICA), Universidade Federal de Mato Grosso e Centro Universitário Varzea-grandense (Departamento de Serviço Social) e Ong’s. 

Objetivos 

Mobilizar para fortalecer a rede de serviços existente na área de abrangência da Policlínica Dr. Sílvio Curvo/Pascoal Ramos, referente ao Projeto Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência. 

Apresentar o Projeto Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência; 

Disseminar informações referente a identificação e prevenção de violência; 

Promover mobilização e articulação para o fortalecimento da rede institucional (intra e intersetorial) para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e suas famílias na região. 

Estimular ações de promoção da saúde e cultura de paz na região. 

Meta:

Conseguir mobilização e participação de 75% dos parceiros institucionais e Associação de Moradores da área de abrangência da unidade neste seminário. 

Programação:

13h00 – Recepção e inscrição dos participantes

13h30 – Abertura

Apresentação cultural: Grupo PETI – CRAS Pq. Nova Esperança I

14h00 – Palestra: Tipologia de violência

Palestrante: Karine Wlasenko Nicolau – Psicóloga e Coordenadora de Saúde Mental/SMS

15h00 – Explanação do Projeto Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência

Palestrante: Darci Silva Carvalho Bezerra – Assistente Social da Policlínica Dr. Sílvio Curvo

16h00 – Dados da Violência em Cuiabá – MT

Karina Costa Marques Medeiros – Gerente de Doenças e Agravos não Transmissíveis – Vigilância Epidemiológica/SMS

16h30 – Coffee break

16h45 – Trabalho em grupo: Debate e levantamento de proposta para fortalecer a rede de atendimento, bem como aperfeiçoar o trabalho de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes na região sul do município de Cuiabá-MT.

17h15 – Apresentação das propostas

18h00 – Encerramento