Saúde /

23 de Abril de 2013 16h24

Sugestão de pauta: Clínica odontológica do Verdão será reinaugurada nesta quarta-feira

23/04/2013

Renata Neves - 3645-6054

Depois de mais de dez meses sem prestar serviços, a clínica odontológica do bairro Verdão será reinaugurada nesta quarta-feira (24), às 8h. As obras de reforma do local, iniciadas no ano passado, foram retomadas e concluídas na gestão do prefeito Mauro Mendes.

A clínica oferecerá serviços de endodontia (canal), pediatria, biópsia, cirurgias, limpeza, tratamentos de gengiva, confecção de próteses de dentadura e próteses removíveis e plantão odontológico durante 24h, inclusive aos domingos. Todos os serviços são gratuitos.

No total, 22 dentistas atenderão no local, sendo oito no plantão, sete no período da manhã e sete no período da tarde.

O coordenador de saúde bucal de Cuiabá, José Ricardo de Amorim Santana, afirma que a clínica irá melhorar as condições de atendimento dos cidadãos. “A população da região Oeste estava desassistida. Agora, terão atendimento de qualidade durante 24h, em todos os dias de semana”.

José Ricardo ressalta ainda a importância de cuidar da saúde bucal. “A saúde começa pela boca. A manutenção de saúde bucal de gestantes, por exemplo, pode reduzir em até 50% a ocorrência de partos prematuros. Além disso, evita inflamações nas articulações e diminui a quantidade de internações em UTI Neonatal”.

Nesta quarta-feira também será reinaugurado o setor odontológico do Centro de Reabilitação Padre Firmo, localizado no bairro Dom Aquino. Dois profissionais farão o atendimento aos idosos nos períodos matutino e vespertino.

Em Cuiabá há atualmente 10 clínicas odontológicas.

Mais ações

A Prefeitura de Cuiabá já realizou diversas ações na área de odontologia. Além da retomada e conclusão da obra da clínica do Verdão, foi inaugurado este ano o setor de odontologia do PSF do Distrito do Aguaçu e reinaugurado o setor do PSF do Distrito da Guia, cujos serviços estavam paralisados há quase um ano.

Os atendimentos odontológicos ofertados pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS também foram retomados e são realizados por dois cirurgiões dentistas especialistas na área.

O projeto “Saúde na Escola”, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, passou a contar com um número maior de dentistas. Antes, 10 profissionais realizavam os atendimentos. Agora são 24.