Saúde /

16 de Dezembro de 2010 17h00

SMS recomenda cuidado a quem for viajar

16/12/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta os cidadãos que pretendem viajar para se informar sobre a necessidade de vacinas. Dependendo do destino, é recomendada, ou mesmo obrigatória, a imunização contra determinada doença. Quem for viajar deve verificar se o seu destino é alvo de doenças ou epidemias, principalmente a febre amarela. Alguns países costumam exigir, além das outras vacinas, um comprovante de imunização contra a febre amarela.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 120 países exigem o certificado internacional de vacinação contra febre amarela de pessoas que vieram de áreas infectadas pela doença, incluindo quem mora no Brasil. Os passageiros que estiverem entrando no país e passarem por regiões de risco também devem apresentar o certificado.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também recomenda a vacinação contra febre amarela às pessoas que circulam por zonas endêmicas brasileiras como: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A vacina é gratuita, tem validade de dez anos e deve ser tomada pelo menos dez dias antes do embarque, tempo que leva para fazer efeito. O certificado internacional também é válido por dez anos, a partir de dez dias da primeira dose ou do dia da revacinação.

 

Maiores informações:
3617-7379