Saúde /

25 de Abril de 2011 07h33

SMS realiza campanha de prevenção a Pressão Alta

25/04/2011

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

Para comemorar o Dia Nacional de Controle e Prevenção da Hipertensão Arterial, celebrado dia 26 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde-SMS, estará promovendo dois eventos. No dia 25-04, no Centro de Saúde Grande Terceiro, e no dia 26-04, nos PSF Novo Milênio e São João Del Rei. Das 7:30 as 11:30 horas, a SMS, por meio do Programa Hiperdia, levará informações sobre alimentação saudável, hipertensão arterial e atividades físicas. Em Cuiabá, segundo dados de 2010, 45.301 pessoas convivem com a hipertensão arterial e tratam a doença junto às unidades de atenção básica de Saúde.

Será oferecido um café da manhã para a comunidade envolvida. O objetivo do evento é de educar a população quanto à importância da prevenção e cuidados com a pressão alta ou hipertensão. Os participantes terão a oportunidade de aferir a pressão arterial, tirar duvidas e receber orientações pelos profissionais de áreas específicas, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, nutricionistas,professores de educação física e médicos.

Hipertensão

Conforme definição do Ministério da Saúde, hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para semovimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9. Com as atividades realizadas no início desta semana, pretende-se ampliar o acesso aos clientes do Sistema Único de Saúde (SUS), promover informações sobre alimentação saudável, hipertensão arterial e atividades físicas, além de realizar acompanhamento e cadastramento de hipertensos nas áreas de abrangência.

 

Maiores informações:
3617-7379