Saúde /

25 de Maio de 2012 17h05

SMS participa do Valorizando Vidas no Sucuri

25/05/2012

João Carlos Queiroz/Saúde/Cuiabá

Várias equipes da Secretaria Municipal de Saúde se encontram já mobilizadas com vistas ao 3º  Valorizando Vidas de 2012 (7ª edição), que acontece oficialmente neste sábado no Sucuri, distrito da Capital mato-grossense. O evento, voltado a prestar um atendimento uniforme à população da Capital, em várias áreas distintas, envolve órgãos municipais e parceiros institucionais dos setores público e privado. A cada edição, as Pastas se antecipam com grupos de trabalhadores para promover limpeza geral na comunidade e outros serviços de utilidade pública, a exemplo de esgoto, água e iluminação das vias públicas e na área de Saúde, em geral.

"É um projeto de amplitude fantástica. Esse contato direto com a população traz dividendos importantes à saúde como um todo", analisa o secretário Lamartine Godoy Neto."Se orientadas devidamente, as pessoas conseguem evitar muitas doenças. A dengue, mesmo, pode ser praticamente debelada se a população se comprometer a neutralizar os focos existentes em seus próprios ambientes domiciliares, conforme foi comprovado. Este é um dos propósitos do trabalho da SMS ao participar do Valorizando Vidas, entre outros igualmente importantes", pontua o titular da Saúde.

Para esta 7ª edição, a Diretoria de Vigilância, sediada na área do Centro de Controle de Zoonoses, Ribeirão do Lipa, estabeleceu ampla programação de ações. A maioria delas já acontece no distrito do Sucuri desde o último dia 9, informou uma das técnicas responsáveis, Simone Cristina da Costa. Na quarta-feira, as equipes da Vigilância, compostas por oito pessoas, vacinaram cães/gatos (anti-rábica) e promoveram coleta de sorologia para Leishmaniose Visceral em todo o Sucuri (essa última atividade foi restrita a cães). 

"Nesta sexta-feira, atuamos em caráter domiciliar, ou seja, casa a casa. E no sábado, montaremos tenda para atender os moradores do Sucuri. Lá, uma equipe de 15 pessoas vacinará cães e gatos, fará coleta e repassará instruções importantes relacionadas a várias doenças transmitidas por animais não vacinados".

O trabalho de combate aos focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, consta igualmente como um das atividades destacadas dos grupos designados para atuar em mais esta edição do Valorizando Vidas, informou Alessandra Carvalho, do Centro de Controle de Zoonoses. "A cada edição desse projeto, atuamos firmes em várias frentes de combate a endemias. No caso da dengue, orientar a população também é muito importante, pois constatou-se que a maior quantidade de focos se concentra nas próprias residências".

A Atenção Básica da SMS é outro setor participante da próxima edição do Valorizando Vidas, no Sucuri. Os técnicos farão medição de pressão arterial nos moradores, coleta de sangue (glicemia capilar - para detecção de diabetes), além de promover orientações sobre planejamento familiar e saúde bucal (entrega de kits odontológicos). O tema Educação e Saúde (com distribuição de folders) também será trabalhado pela equipe da Atenção Básica.