Saúde /

20 de Abril de 2012 17h42

SMS e CRM buscam solução conjunta para barrar a dengue

20/04/2012

Assessoria/SMS/Cuiabá/MT

Em reunião nesta sexta-feira (20-04), com a presidente do CRM (Conselho Regional de Medicina), Dalva Neves, o secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy Neto, expôs as ações do município no combate à dengue e outras estratégias adotadas para barrar o avanço da epidemia. “Trabalho que agora assume conotação ampliada com o apoio de equipes do Exército”, destacou Lamartine. "Com a dengue não se brinca. Os mutirões realizados pelo Município, em todos os polos da capital, têm sido efetivos para neutralizar os focos do mosquito vetor da doença, o aedes aegypti". 

Na oportunidade, Lamartine deixou claro que a Secretaria Municipal de Saúde tem expectativa de que o CRM possa ser parceiro importante, para sensibilizar os profissionais médicos acerca da necessidade de atender esse chamamento da SMS. Os médicos Fábio Liberalli, superintendente de Atenção Hospitalar, e o secretário adjunto de Planejamento e Operações da SMS, Huark Correia, também participaram da reunião.

A presidente do CRM afirmou que essa discussão entre SMS e o Conselho de Medicina, com vistas a desencadear uma parceira foi profícua em todos os termos. Dalva Neves disse também que o CRM está solidário com as propostas do município para acabar com epidemia de dengue que atinge a cidade e aumentar o efetivo de médicos em suas unidades. "Ouvimos com atenção as explanações do secretário Lamartine Godoy e queremos ajudar, sim. O CRM encontra-se à disposição desta Secretaria para auxiliá-los a banir essa epidemia de dengue. Podemos dar suporte importante em várias ações que a serem desenvolvidas".

Ela destacou ainda que irá levar aos colegas médicos a total disponibilidade da SMS em contratar seus serviços, conforme afirmações do secretário Municipal de Saúde. "Ele (Lamartine) explanou a necessidade da Prefeitura, via SMS, em contratar profissionais médicos. Tudo aquilo que for repassado informaremos à categoria, item por item. O secretário nos garantiu que irá cumprir integralmente as exigências compatíveis às necessidades de trabalho dos médicos nas policlínicas e outros núcleos da SMS, a exemplo de segurança, insumos, equipamentos e no tocante à remuneração".