Saúde / SAÚDE

22 de Março de 2014 10h30

Simulado em hospital encerra capacitação de profissionais da Saúde

22/03/2014

DANIELE DANCHURA

Michel Alvim

Arquivo

Chegou ao fim nesta sexta-feira (21) o curso teórico/prático para construção dos Planos Hospitalares para Acidentes com Múltiplas Vítimas. Cerca de 60 profissionais da Saúde em Cuiabá, pública e privada, participaram de um simulado prático no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). O workshop é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o governo alemão, por meio da GIZ, do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e a Engagement Glogal e a Filantropia do Hospital Sírio-Libanes (HSL).

 

Depois de dois dias de aulas teóricas e um dia de aula prática virtual, os participantes do workshop vivenciaram, de forma simulada, a experiência do atendimento hospitalar em momentos de crise, como em casos de incêndios de grandes proporções, desabamentos ou mesmo ataques terroristas.

 

O simulado foi realizado na parte da manhã no HPSMC. Toda a situação de atendimento às vítimas foi  apresentada de forma “surpresa” aos participantes. Todos os procedimentos foram realizados na parte interna do Pronto-Socorro.

 

Alunos de enfermagem foram maquiados de forma a simular machucados, hematomas e até mesmo amputações. Durante aproximadamente uma hora, profissionais da saúde realizaram os procedimentos como se fosse um acontecimento real.

 

Após a realização do simulado, uma avaliação foi feita por parte dos representantes do governo alemão, da Força Nacional do SUS e dos próprios participantes. “Pudemos sentir que todos estavam muito empenhados em realizar o simulado. A intenção é tirar lições dele para serem aplicadas depois, na realidade”, ressaltou o representante da Força Nacional do SUS, Antônio Onimaru.

 

Para o comandante das Forças de Plantão dos Bombeiros de Monique, na Alemanha, Andreas Schumann, foi uma grande oportunidade de conhecer como os brasileiros trabalham em uma situação especial. “Foi uma grande experiência para todos nós. Vimos com quanto coração as pessoas trabalham nessa área da saúde aqui, apesar de todas as dificuldades. Sentimos o quanto é difícil o trabalho realizado e temos muito respeito pelo trabalho que é realizado. O importante é agora melhorar o que for necessário”, enfatizou Schumann.

 

Para o Superintendente do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, Celso Vargas, o simulado foi satisfatório, levando-se em consideração que foi o primeiro realizado na unidade. “Já fizemos um levantamento do que foi positivo e do que precisa ser melhorado para realizar os atendimentos em um evento de crise. Depois de realizados os planos hospitalares com base neste simulado, iremos programar outro, maior ainda, para maio provavelmente”, explicou.

 

A enfermeira Aparecida dos Santos Souza, que participou do exercício, aprovou a realização do simulado. “Eu senti que este foi um momento histórico para Cuiabá, para o Pronto-Socorro, porque nunca aconteceu aqui. Espero que continue sendo realizado, que seja feito mais vezes”, finalizou.

 

Cuiabá foi uma das seis subsedes da Copa do Mundo 2014 escolhidas para receber o workshop. Participaram do evento profissionais do setor de urgência e emergência de 12 unidades de saúde da capital, tanto públicas quanto privadas. São elas o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, Hospital Geral Universitário, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Universitário Júlio Müller, Pronto-Socorro de Várzea Grande, Hospital Santa Helena, Hospital do Câncer, Hospital Estadual Metropolitano, Hospital Santa Rosa, Hospital São Mateus, Clínica Feminina e Hospital Jardim Cuiabá.

 

O workshop foi realizado por meio do Host City Programm (HCP), programa alemão de cooperação do BMZ e da Engagement Global como parte da estratégia do Ministério da Saúde para preparar os profissionais da saúde para enfrentamentos de ameaças, vulnerabilidades e organização da Rede de Atenção à Saúde no Brasil.

 

O Hospital Sírio-Libanês é o responsável pela viabilização dos workshops, sendo responsável pela logística para a realização do evento como a aquisição das passagens aéreas domésticas para as equipes alemãs, o material que será utilizado nos cursos, equipamentos para as apresentações, equipe e aparelhos de tradução simultânea em cada cidade e hospedagem das equipes.