Saúde / Comitê Receptivo

06 de Março de 2014 11h42

Setor da saúde se prepara para atender bem na Copa

06/03/2014

DANIELE DANCHURA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Representantes das secretarias de Saúde de Cuiabá, Várzea Grande e de Mato Grosso, e da Secretaria de Assistência Social de Cuiabá e da Câmara Temática da Saúde para a Copa do Mundo de 2014 se reuniram na tarde desta quarta-feira (05) na Câmara de Dirigentes Logistas da Capital para definir as estratégias da área da saúde, relacionadas ao atendimento dos turistas que chegarão a Cuiabá para assistir os jogos do Mundial de Futebol.

"O objetivo principal desta reunião é que fazer com que todos os atores voltados para a área da saúde saiam daqui com o mesmo foco, naquilo que terá que ser alcançado para que não haja falta de sintonia", explicou o secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Peres.

Peres ressaltou também que a expectativa é que todo Mato Grosso seja beneficiado com a realização de jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, mas que a Capital será a responsável para que o serviço de saúde seja efetivamente resolutivo durante todas as ações que deverão ser realizadas no município durante o mundial.

"Já somos referência no estado e como os jogos acontecerão aqui, teremos que estar preparados para prestar um atendimento efetivo aos turistas que aqui estarão".

Entre as ações previstas na área da saúde está a ampliação da rede de atendimento em unidades básicas de saúde do município, tanto na questão de horário como o tipo de atendimento, para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPAD) da Morada do Ouro, e também as policlínicas.

"Iremos direcionar os turistas para duas unidades de referência para atendimentos de urgência e emergência, que serão a Policlínica do Verdão e a UPA da Morada do Ouro. A abertura do Hospital São Benedito também será de extrema importância, pois será um hospital de retaguarda e com ele iremos liberar espaço no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, que com isso conseguirá absorver a demanda", ressaltou Peres.

O grupo também definiu outras ações na área da saúde a serem realizadas antes e durante os dias de jogos em Cuiabá. Algumas delas são: a criação e distribuição de um Guia do Espectador com informações de promoção, prevenção e de serviços de assistência à saúde, que será distribuído em locais de grande fluxo de turistas como aeroporto, rodoviária, taxistas e hotéis; a instituição do plano de voluntariado para equipes de saúde em locais estratégicos como a UPA, PSMC, Samu e Policlínicas; preparação da Policlínica do Verdão, UPA, PSMC e Hospital Metropolitano como referência em atendimento aos turistas, com equipes bilíngues; estender até às 22 horas o atendimento em algumas unidades básicas de saúde em regiões estratégicas durante o evento; e implantação e operacionalização de um posto médico avançado dentro do Fifa Fan Fest.