Saúde /

11 de Janeiro de 2012 11h59

Secretário Lamartine visita unidades de saúde da zona rural de Cuiabá

11/01/2012

João Carlos Queiroz/Saúde/Cuiabá-3617-7379

O secretário Municipal de Saúde, Lamartine Godoy Neto, visitou nesta quarta-feira (11-01) as comunidades distritais de Nossa Senhora da Guia e Aguaçu. Na oportunidade, Godoy se inteirou sobre os procedimentos regulares das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) instaladas nos locais, e as adequações que podem ser implantadas para aperfeiçoar o atendimento diário à população. O diretor da Atenção Básica de Cuiabá, Ricardo Oliveira, acompanhou a visita.

Conforme Lamartine, uma das prerrogativas da gestão do prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, é assistir bem a saúde das comunidades rurais. “Portanto, melhorias podem e devem ser implantadas gradualmente em núcleos semelhantes, a partir de levantamentos técnicos sobre suas reais necessidades", avaliou o secretário.


In Loco

No Aguaçu, Godoy Neto elogiou as atividades levadas a efeito nas instalações do PSF, sede localizada no centro da comunidade. O médico, Ramon Jaime, explicou que o atendimento se caracteriza pela regularidade das ações, com os casos excepcionais (de maior gravidade), sendo encaminhados às unidades clínicas da Capital.

Na opinião do subprefeito do Aguaçu, Renato Pedroso, o distrito só tem a ganhar. "Sentimo-nos honrados com a visita do secretário Lamartine Godoy, pois isso demonstra a alta receptividade das nossas reivindicações junto à prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde, sendo sempre prontamente atendidas", disse.

O subprefeito ainda destacou que muitos dos avanços implantados no Aguaçu se devem à boa vontade do prefeito Galindo e seus auxiliares diretos.

No Distrito da Guia, o secretário Lamartine visitou a PSF em companhia do subprefeito Edevacil Dias de Souza. A responsável pela PSF, enfermeira Juliana Pinheiro, expôs a Godoy algumas reivindicações básicas, entre elas a reforma parcial do imóvel ocupado pela unidade. No local também funciona um núcleo odontológico.

"Uma boa estrutura física é imprescindível para que qualquer órgão da saúde cumpra bem sua missão. Vamos estruturar essas PSFs ainda mais, a fim de que a comunidade rural sempre tenha boas respostas à expectativa de uma assistência satisfatória na saúde", frisou Godoy.