Saúde /

18 de Outubro de 2010 12h40

Secretário de Saúde do Município parabeniza médicos

18/10/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

Em nome da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o secretário Maurélio Ribeiro parabeniza a todos os colegas de profissão pelo dia dos Médicos. Neste dia 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico em todo o território brasileiro.

“Parabéns aos meus amigos de profissão, a todos nós médicos, pela luta e contribuição social que a categoria fornece a sociedade. Parabéns de toda a secretaria municipal de saúde e o nosso reconhecimento do esforço e dedicação a todos nossos médicos”, enfatizou Maurélio.

O secretário destacou a missão do médico perante a sociedade, que segundo sua própria experiência na área médica, vai muito além de consultas e cirurgias. “Ser medico é um orgulho, pois cuidar das pessoas não é só uma profissão. É uma missão. Neste dia 18 de Outubro, rendemos nossa homenagem aos que contribuem para trazer o bem estar e salvar vidas” destacou Maurélio.

Dia do Médico

O dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.

Segundo a tradição, São Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina
em Antióquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego.

O médico, também chamado popularmente de "doutor", é o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina; se ocupa da saúde humana, prevenindo, diagnosticando e curando as doenças, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas acadêmicas (como anatomia e fisiologia).

Os médicos podem ser generalistas, isto é, não especializados em nenhuma área específica da medicina, ou especialistas, quando especializados em alguma área.

 

Maiores informações:
3617-7379 / 9976-2555