Saúde /

30 de Agosto de 2012 15h00

Secretário de Saúde de Cuiabá visita obras e reformas de UPA e Policlínicas

30/08/2012

João Carlos Queiroz/SMS-3617.7377

O secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy Neto, vistoriou nesta quinta-feira (30/08), as obras da futura UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Morada da Serra e as Policlínicas do CPA I e Verdão, ambas em processo de reforma.

Segundo avaliou Lamartine, o ritmo das obras da Saúde pode ser considerado positivo. Ele destacou a qualidade de cada etapa já concluída nesses empreendimentos. "Isso nos permite afirmar que os prazos serão cumpridos, conforme o cronograma pré-estabelecido. Aos poucos, o município cuiabano começa a ser dotado de uma estrutura exemplar de Saúde, determinação expressa do prefeito Francisco Galindo".

Lamartine estava acompanhado do adjunto Euze Carvalho (Assistência) e da diretora de Atenção Secundária da SMS, Michele Kim. O coordenador das Policlínicas da Capital, Willians Blanck, e o diretor de Obras da secretaria, Valdomiro Antônio Filho, também integraram o grupo visitante.

OBRAS - A UPA do Morada da Serra decorre de parceria firmada entre União (Ministério da Saúde) e Prefeitura de Cuiabá. Foi a primeira obra visitada hoje pela equipe da SMS, e tem prazo de conclusão para o próximo dia 25 de outubro. A operacionalização dos serviços de atendimento, após a UPA receber mobiliário e equipamentos, acontecerá numa sequência breve, calcula a Pasta.

Segundo estimativas da diretora de Atenção Secundária, Michele Kim, cerca de 300 a 400 pessoas serão atendidas diariamente (Urgência e Emergência) nas futuras instalações da UPA. A futura UPA do Morada da Serra terá 18 leitos, três ambientes de observação dos pacientes (masculino, feminino e pediátrico) e seis consultórios. O secretário Lamartine acredita que esta unidade irá desafogar o atendimento que tem sido registrado nas Policlínicas do Planalto e CPA I.

Já na Policlínica do CPA I, os visitantes da SMS constataram idêntica agilidade nos trabalhos de reforma e ampliação. Essa policlínica era uma unidade de Saúde quase adaptada para prestar atendimento à região do CPA, disse o coordenador Willians Blanck. "A presente reforma objetivou justamente mudar o fluxo antigo, quando tínhamos apenas uma porta de entrada para urgência. Agora são duas, conforme o Ministério da Saúde preconiza, além de dois ambulatórios e quatro leitos de urgência".

A reforma e ampliação da Policlínica do CPA I custou R$ 1,157 milhão, recursos próprios da Prefeitura. "Estimamos que, até o próximo dia 30 de setembro, tudo esteja pronto", disse Blanck.

O último polo municipal de Saúde visitado pelo secretário e assessores foi a Clínica Odontológica do Verdão, anexo à policlínica. Em função desses trabalhos, iniciados no último dia 23 de julho, o atendimento à população teve que ser remanejado para a Clínica Odontológica do Dom Aquino. A previsão da Secretaria de Saúde de Cuiabá é de concluir a reforma até o próximo dia 15 de outubro.