Saúde /

02 de Outubro de 2012 17h04

Secretário de Saúde de Cuiabá vai ao Ministério da Saúde para buscar recursos ao setor

02/10/2012

Secom Cuiabá

O secretário municipal de Saúde, Lamartine Godoy Neto, viaja nesta quarta-feira (03/10) para Brasília, onde se reunirá com representantes do Ministério da Saúde. O objetivo é buscar recursos para amenizar a crise que se abateu junto aos hospitais conveniados a rede pública de saúde, diante da falta de repasse dos recursos do governo do Estado.

Na segunda-feira (01/10), o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, conseguiu a liberação de R$ 1,5 milhão junto ao Ministério da Saúde, que foi repassado aos hospitais conveniados, Santa Casa, Júlio Müller, Hospital do Câncer, Santa Helena e Amecor. Esses recursos fazem parte do teto para a Saúde, concedido pelo MS, a prefeitura, que aumentou para R$ 5,2 milhões. O valor repassado é retroativo ao mês de maio.

Em reunião na última sexta-feira (28-09), também em atenção a pedido do prefeito, os hospitais haviam concedido prorrogação do prazo anterior (28-09 a 01-10) para que o governo do Estado quitasse as pendências financeiras com a Saúde (o que ainda não aconteceu), sob pena de interromper o atendimento de Urgência, Emergência e UTIs. "Isto seria o caos", afirmou o prefeito cuiabano, mobilizando-se com o secretário Lamartine Godoy Neto à procura de uma outra alternativa para que a população não seja penalizada.