Saúde /

14 de Setembro de 2011 12h59

Secretário de Saúde de Cuiabá reúne equipe e informa novas medidas

14/09/2011

JC Patrício/SMS

Com o objetivo de integrar a equipe, informar novas medidas e levantar informações, o secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy, reuniu-se com diretores, gerentes, coordenadores e funcionários das unidades básicas de saúde, policlínicas, vigilância em saúde e ambiente e Pronto Socorro. A reunião foi realizada durante toda a tarde da terça-feira (13/09).

O secretário ouviu reivindicações, colheu propostas para melhoria das condições de trabalho de cada uma das unidades e de atendimento da população usuária dos serviços municipais de saúde. Lamartine Godoy apresentou o desenho do novo fluxograma da Secretaria, que visa melhorar a comunicação entre os diversos setores e garantir maior controle de estoque e prevenir o desabastecimento de medicamentos e materiais.

Para o cumprimento desse objetivo, o secretário garantiu que todas as unidades serão informatizadas. Os 150 computadores adquiridos pela Prefeitura já foram entregues pelo fornecedor, faltando agora apenas a instalação dos aparelhos e treinamento dos funcionários. A previsão é que dentro de 30 dias o sistema já estará em pleno funcionamento.

Lamartine Godoy lembrou que, como todos os municípios brasileiros, Cuiabá enfrenta problemas de financiamento para a área da saúde e que novas fontes de recursos precisam ser viabilizadas, mas que “não dá para aceitar que faltem medicamentos e materiais básicos” para o atendimento da população que procura os PSFs (Programa de Saúde da Família), centros de saúde e policlínicas.

“A regra econômica mostra que a demanda na área da saúde será sempre infinita, mas os recursos são escassos. Como não há dinheiro para fazer tudo que precisa, temos que elencar prioridades e fazer o que for possível para atender bem a população. O básico não pode faltar”, disse.

O secretário marcou uma nova reunião para o dia 13 de outubro, com toda a equipe com o objetivo de fazer uma nova avaliação das medidas que serão implementadas neste primeiro mês de sua gestão.