Saúde /

25 de Abril de 2012 13h00

Secretário de Saúde de Cuiabá quer ação permanente contra a dengue

25/04/2012

JC Patrício - SMS - 3617-7379


“A única forma de evitar uma epidemia de dengue é a prevenção, com combate sem tréguas ao mosquito, extinção dos locais de proliferação e educação da população”, declarou hoje (24) o secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy, no encerramento da primeira reunião do Comitê Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue”.

Criado pelo prefeito Chico Galindo em fevereiro deste ano, o comitê presidido pelo secretário municipal de Saúde conta com a participação de 32 entidades parceiras, entre as quais o Ministério Público Estadual, Universidade Federal de Mato Grosso, Exército, Correios e Telégrafos, Sindicato das Indústrias de Construção Civil (Sinduscon), Sesi–Saúde, Juizado Volante Ambiental (Juvam), associações de moradores de bairro e entidades de classe.

Na abertura do encontro, Lamartine Godoy destacou as ações realizadas pela Prefeitura, como os mutirões de limpeza nas casas e terrenos baldios que “só no mês de janeiro retirou duas mil toneladas de lixo dispensado irregularmente nos bairros da capital”. Pesquisas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicaram que mais de 75% dos focos do mosquito estão dentro das residências. “Alertamos várias vezes a população para essa situação, pedimos apoio, e, sobretudo, trabalhamos para evitar o agravamento do quadro”, destacou o secretário.

Lamartine Godoy admitiu que as falhas na assistência aos pacientes da dengue, em função da falta de médicos no município, estão sendo corrigidas. “Nos reunimos com o Sindicatos dos Médicos e com o Conselho Regional de Medicina para debater o problema. Levamos à Secretaria de Segurança Pública do estado um pedido para reforçar o policiamento nas policlínicas, atendendo uma reivindicação da categoria por maior segurança e melhoramos o salário dos plantonistas. Enfim, estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para impedir o avanço da epidemia e melhorar a assistência à população. Contamos com o apoio de todos, porque a dengue não escolhe servidor público ou privado, morador do centro ou da periferia. Combater a dengue é responsabilidade de todos.”

Em mais um esforço para controlar a epidemia de dengue a prefeitura colocou, desde o início da semana passada, mais 300 homens da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para atuar no combate à dengue. Somados aos 320 agentes comunitários mais os 40 soldados cedidos pelo Exército, agora são 660 homens e mulheres que trabalham diariamente nos bairros. Além disso, disponibilizou 60 máquinas e caminhões e o governo do estado cedeu 9 máquinas e caminhões para o serviço de limpeza na cidade.

O secretário de Saúde de Cuiabá acredita que o comitê, pela sua representatividade, vai ajudar muito o município a controlar a epidemia e,principalmente, evitar que outras aconteçam no futuro. “Está claro para nós que a dengue tem que ser combatida diuturnamente, durante o ano inteiro. É esta a mensagem que devemos levar para o nosso lar, nossas instituições, nossas empresas, sindicatos, associações, escolas. Todos somos responsáveis.”