Saúde /

30 de Outubro de 2012 14h06

Secretário de Saúde de Cuiabá afirma que existe consenso com Sindimed sobre reivindicações

30/10/2012

João Carlos Queiroz - Assessoria SMS - (65) 3617.7

Os entendimentos entre a Secretaria de Saúde de Cuiabá e o Sindimed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso) continuam avançados em vários aspectos, afirmou nesta terça-feira (30-10), o secretário titular da pasta, Huark Douglas Correia. "Já participamos de três reuniões com a diretoria do Sindimed quando foram discutidos itens reivindicados pela categoria, muitos dos quais já cumpridos. O objetivo da SMS é para que se estabeleça um acordo consensual e o atendimento à população não seja prejudicado".

Huark salientou que está permanentemente à disposição na sede da SMS para esclarecer quaisquer dúvidas acerca dos avanços consolidados e aqueles que se encontram encaminhados. "Podem ligar diretamente no meu gabinete pelo número 3617-7344. Terei prazer em atender a todos os interessados nesse impasse, a meu ver em fase avançada de solução. Existe clara disposição do Sindimed em colaborar, e isso é o mais importante. Também eles não querem que a população seja prejudicada de forma alguma".

Ele sublinha que a manutenção de diálogo permanente com o Sindimed, por meio de reuniões periódicas, realmente tem facilitado o andamento de vários itens elencados pelos médicos. "Alguns foram contemplados até acima do pactuado, a exemplo do pagamento do prêmio. Em relação ao concurso público, foram chamados todos os profissionais médicos aprovados. Outra questão, a da insalubridade de 2009, já quitamos e dispomos de comprovante dessa quitação".

O Sindimed, segundo Huark, solicitou à SMS um estudo relativo a insalubridade, que já está sendo providenciado. "No geral, e o Sindimed reconhece isso, a SMS tem atendido aquilo que é possível. Na questão da falta de materiais e medicamentos, as unidades do município têm suprido seus estoques, trabalho previsto para ser concluído até o final desta semana. Outra reivindicação do Sindimed são os cursos de aperfeiçoamento e capacitação. Apresentamos a eles o Instituto que ficará encarregado de ministrar tais cursos".

Conforme o secretário: existem diversas questões pontuais que a SMS tem solucionado com agilidade. "A dedetização nas unidades de Saúde de Cuiabá é uma delas. O cronograma de serviço será apresentado ainda esta semana, com início dos trabalhos nas policlínicas. Quanto à segurança reivindicada, a SMS providenciou reforço no número de vigilantes, instalação de câmeras e maior luminosidade nas áreas de estacionamento. A segurança armada, que muitos reclamam inexistir, é atribuição do Estado, não do município. Nossos vigilantes não podem portar armas. A SMS reiterou pedido feito à Secretaria Estadual de Segurança Pública para que sejam designadas equipes da PM para as policlínicas e outros núcleos de Saúde municipal que não dispõem desse suporte de segurança. Até agora não logramos ser atendidos, apesar das cobranças efetuadas junto à Pasta".

O repasse do Prêmio Saúde é outro avanço que a SMS conseguiu realizar, explica Huark. "O Estado não efetuou o repasse dos recursos que, em parte, seriam destinados ao pagamento do Prêmio. Assim, coube à Prefeitura de Cuiabá disponibilizar recursos próprios para quitar o repasse relativo a agosto, numa demonstração da boa vontade em colaborar com o Sindimed e, principalmente, resolver esse impasse".

Huark acentua que parte do leque de reivindicações ainda demandará algum tempo para ser atendida. "Dentro do possível, a SMS tem contemplado o Sindimed, consciente de que as reivindicações da entidade têm respaldo justo. Uma das que iremos cumprir em breve se relaciona à UTI Pediátrica do Pronto-Socorro, que passará por reforma completa a partir da conclusão de uma das alas de UTI desse hospital".