Saúde /

02 de Agosto de 2012 14h05

Secretaria Municipal de Saúde promove campanha de Aleitamento Materno

02/08/2012

João Carlos Queiroz-SMS-3617-7377

Teve início na quarta-feira (01-08), a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que também é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, via unidade de Atenção Primária. No município, a campanha terá desdobramento durante todo o mês de agosto, de acordo com cronograma rotineiro das atividades educativas nas unidades básicas de Saúde (86 - Centros de Saúde e PSF – Programas de Saúde da Família).

Segundo Laura Santos, nutricionista da Atenção Primária da SMS em Cuiabá e responsável técnica pela Saúde da Criança, Alimentação e Nutrição, o trabalho das equipes consiste na entrega de materiais educativos, já confeccionados pela SMS, e palestras com foco no tema.

Ela enfoca ainda que o objetivo principal desta campanha é para que as mães se conscientizem da importância do aleitamento materno e exclusivo. “O “exclusivo” – explica  – é porque muitas mães, além de amamentarem, ainda introduzem água e chazinhos para seus bebês. Isso é incorreto”, alerta.

"Como a água e o chazinho geralmente são oferecidos em mamadeiras, a tendência é de que a criança faça “confusão de bicos”, ou seja: passa a substituir os seios pela mamadeira. Ela fica acostumada com a mamadeira, bem mais fácil, sem que seja preciso nenhum esforço de sucção para ter acesso ao leite, ao contrário dos seios”, explica Laura.

A nutricionista salienta que o fato de Cuiabá ser muito quente a tendência cultural é de que as mães ofereçam chazinhos e água aos seus bebês, em paralelo com o leite. "Todo o trabalho desenvolvido pela SMS é justamente para mudar esse hábito" – esclarece. “É cultural. As avós repassam o costume para suas filhas, e assim sucessivamente. Hábito que prejudica as crianças. Saem do aleitamento materno exclusivo e passam a ingerir leite industrial, que não tem os mesmos nutrientes do materno. Reside aí um dos pilares das ações desenvolvidas pelas unidades da SMS”.

Ela cita que o Ministério da Saúde preconiza que as crianças devem ser amamentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses. “A partir do sexto mês, a criança já pode ingerir outros alimentos. Por exemplo: sucos, papinhas de frutas e depois papinhas salgadas, outra ação trabalhada" (Alimentação Saudável da Criança).

A Secretaria Municipal de Saúde ainda adverte que, criança que deixa o aleitamento materno antes do tempo, corre o risco de ser acometida de diversas doenças, em face da baixa imunidade provocada pela interrupção do aleitamento materno. "Fica então suscetível a outras patologias, tais como:  doenças diarréicas, alergias alimentares,  emagrecimento (provocado pela desnutrição), etc. São as que se inserem entre as mais comuns. Se não for cuidada a tempo, a criança pode chegar até o óbito”.

 

Maiores informações:
Laura Santos – SMS (65) 3617-7339