Saúde /

12 de Dezembro de 2011 14h52

Secretaria de Saúde promove capacitação em Sala de Vacina

12/12/2011

João Carlos Queiroz - SMS: (65) 3617-1609


O setor de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) realiza a capacitação em Sala de Vacina. O curso é voltado para 50 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, lotados na SMS. A qualificação acontece na Escola de Governo (Residencial Paiaguás), e  teve início nesta segunda-feira (12-12), se estendendo até sexta-feira (16-12).

 

Também participam como promotores desta capacitação a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Diretoria de Atenção Básica em Saúde (DABS), Diretoria de Vigilância à Saúde e Ambiente (Divisa) e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Agravos e Eventos Vitais (COVIDAE).

Segundo a responsável técnica do Setor de Educação em Saúde de Cuiabá, Simone Costa, as ações de vacinação se constituem nos procedimentos de melhor relação custo-efetividade no setor de saúde. “O declínio declarado de morbimortalidade por doenças imunopreveníveis em nosso País, e em nível mundial, serve de prova incontestável dos benefícios que as vacinas oferecem à população”.

A técnica destaca ainda que através dessa ação, é que foi permitida a erradicação da varíola no mundo; da poliomielite no Hemisfério Ocidental, e o declínio das doenças evitáveis por vacinas no Brasil, a exemplo do sarampo, difteria, tétano e coqueluche.

Ela ainda observa que esta situação decorre do grande avanço tecnológico na produção de novas vacinas, do sistema de conservação desses imunobiológicos, amplas coberturas vacinais, monitoramento das metas preconizadas e a capacitação dos profissionais de enfermagem em sala de vacina e rede de frio.

"Portanto, o investimento em capacitação de recursos humanos é estratégia importante para a garantia da qualidade das ações e aperfeiçoamento do Programa Nacional de Imunização. Através da capacitação em Sala de Vacina e rede de frios, é possível preparar o vacinador para uma atuação mais eficaz. Ou seja: prepará-lo para ter consciência plena sobre seu trabalho, o porque de vacinar e como proceder isto", elenca Simone.

Alvo

A estratégia do curso de capacitação é permitir a identificação de mecanismos pelos quais o sistema de vacinação em equipe pode ser melhorado, substancialmente na unidade de saúde. Bem como a articulação desse trabalho junto à comunidade focada.

"Consequentemente, é possível conseguir acréscimo nas coberturas vacinais universais e microlocalizadas, reduzir ou erradicar doenças imunopreveníveis, com maior participação da comunidade no controle do processo de saúde".