Saúde /

04 de Maio de 2012 13h57

Secretaria de Saúde de Cuiabá terá programação na Ação Global deste sábado

04/05/2012

Assessoria/Saúde/Cuiabá - (65) 3617-7379


A exemplo de outras edições, a Secretaria de Saúde de Cuiabá participará dos trabalhos da Ação Global/2012, no sábado, dia 5 de maio, juntamente com outras pastas do município. O evento, que começa às 8 horas e se encerra às 17 horas, tem por tema "Eu faço ação global o ano inteiro",  e terá lugar no SesiPapa, Morada do Ouro, ao lado do SesiPark. A prefeitura da capital estima a participação de milhares de moradores das comunidades adjacentes.

Segundo Simone Cristina da Costa,  responsável técnica pelo Setor de Educação em Saúde, serão desenvolvidas várias ações, a exemplo do Programa de Endemias e Animais Sinantrópicos; estande dengue, com exposição sobre o ciclo evolutivo do mosquito aedes aegypty e orientação para controle e prevenção da doença; vigilância em animais domésticos, com orientação sobre raiva animal, leishmaniose visceral e posse responsável; e Vigilância Ambiental, com orientação sobre o controle da água para consumo humano e queimadas urbanas.

"São dados importantes e que muitos ainda desconhecem. Ao repassarmos estas orientações, simultaneamente forma-se uma rede de multiplicadores  na área da saúde ou em outra qualquer", afirma Costa.

Principais atividades para este sábado no SesiPapa 

Cidadania (responsáveis Márcio Alves e Berta Lúcia): corte de cabelo, maquiagem; expedição de Identidade (1ª via ); Carteira de Trabalho; orientações de ordem Jurídica; Beneficios da Previdência, Trabalhista, Seguro Desemprego, eleitorais; consumo de água/energia; dicas de busca de emprego, etc.

Já no âmbito recreativo, os participantes terão jogos de raciocínio lógico à disposição, brinquedos infantis, gincanas, torneios esportivos (vôlei, futebol e futsal), apresentações culturais, avaliação física e ginástica aeróbica.

O Ação Global 2012 ainda oferecerá instruções sobre educação alimental, oficinas (leitura, pintura, artes, meio ambiente, reciclagem, dengue alimentação, sala de leitura, inclusão digital), trabalhos a cargo de Nildeth Castro da Silva.

A parte de Saúde, a cargo de Emanuel Nascimento, discorrerá sobre avaliação nutricional, oferecendo consultas médicas, oftalmológica, saúde bucal, vacinação humana, exames laboratoriais/análises clínicas - diabetes, glicemia, sangue, limpeza de pele, Quick  Massagem e massagem corporal; avaliação de câncer bucal e  orientações acerca dos primeiros socorros; ergonomia, DST/AIDS, aferição de pressão arterial; circuito Saúde (dengue e outros temas); e Cozinha Brasil (curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos).