Saúde /

30 de Janeiro de 2013 16h21

Secretaria de Saúde de Cuiabá se mobiliza contra a hanseníase

30/01/2013

Secretaria Municipal de Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde promove, de 31 de janeiro a 8 de fevereiro, a campanha de controle e avaliação da hanseníase em Cuiabá. Todas as unidades básicas de saúde e 300 agentes comunitários de saúde serão mobilizados para realizar o diagnóstico da doença e a busca ativa de novos casos. As atividades fazem parte das comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, transcorrido no último domingo (27).
 

De acordo com a enfermeira Leidimar Zanin, responsável técnica pelo Programa de Combate à Hanseníase da Secretaria, a programação da semana inclui palestras educativas e informativas, distribuição de folders e cartazes nas unidades básicas. Além disso, os 300 agentes comunitários, aqueles que fazem as visitas de casa em casa, receberam camisetas alusivas à campanha. 

Atualmente, há 328 pacientes em tratamento na cidade, mas ainda existem muitas pessoas que não sabem que são portadoras da doença. A hanseníase tem prevalência alta em Cuiabá, bem como em todo estado. Em 2012 foram detectados 212 novos casos na capital e a expectativa para este ano é detectar cerca de 290 casos da doença. 

O diagnóstico precoce é fundamental para o controle. A hanseníase tem cura e sua forma mais grave pode desaparecer completamente se o paciente cumprir os 12 meses de tratamento prescrito pelo médico. 

Já o diagnóstico tardio também tem tratamento e cura, mas, dependendo do estágio da doença, a pessoa já pode estar acometida das dores e deformidades que a hanseníase provoca quando não é tratada a tempo. 

Leidimar Zanin garantiu que as equipes mobilizadas irão trabalhar fortemente no sentido de reforçar a importância do tratamento e, além da busca ativa nas comunidades, fazer também a avaliação de contato, já que a doença é transmissível e as pessoas mais próximas do doente são as que mais correm risco de se contaminar.