Saúde /

15 de Agosto de 2012 14h45

Secretaria de Saúde de Cuiabá reforça Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação

15/08/2012

João Carlos Queiroz - SMS - (65) 3617-7377

Neste sábado (18/08), a partir das 8h30, as unidades básicas do sistema de Saúde de Cuiabá (PSF e Centros de Saúde), distribuídas nos quatro polos do município, estarão envolvidas na Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação, de 18 a 24 de agosto. A atividade disponibilizará uma série de vacinas para imunização de crianças menores de cinco anos.

O secretário Municipal de Saúde, Lamartine Godoy Neto, enfatiza a importância de que os pais levem seus filhos, munidos dessas cadernetas.

"As ações de vacinação até então desenvolvidas contribuíram significativamente para a erradicação da poliomielite (causadora da paralisia), uma das doenças mais temidas na fase infantil. O último caso, em território brasileiro, sucedeu em 1989. Mas é fundamental estarmos vigilantes não apenas em relação à poliomielite - hoje praticamente erradicada - mas também focados em outras doenças que têm penalizado nossas crianças, males possíveis de serem banidos mediante a manutenção rigorosa do quadro vacinal. Portanto, recado sério aos pais e demais responsáveis: vacinem suas crianças regularmente. Não se descuidem disso".

A abertura da campanha será no PSF Areão, localizado na rua Desembargador Antônio Quirino de Araújo, s/nº. Os trabalhos prosseguem até o dia 24 próximo, nas 86 unidades que compõem o sistema da Atenção Primária do município, explica a coordenadora do Programa Escola com Saúde/Imunização da SMS de Cuiabá, Valéria Oliveira. Ela destaca que o órgão não disponibilizará equipes volantes para proceder a vacinação durante a campanha, atividades restritas apenas às unidades fixas que integram a rede assistencial da Saúde nos diversos polos da Capital (Norte, Sul, Leste e Oeste).

"Trata-se de um evento de caráter nacional, do qual somos participantes. A campanha atende as diretrizes do Ministério da Saúde quanto à introdução das vacinas Pentavalente e Poliomielite Injetável no esquema vacinal, imunização voltada a crianças com menos de cinco anos de idade. Após as equipes avaliarem a situação das cadernetas das crianças, serão administradas as doses em atraso”.

QUADRO PREOCUPANTE - Valéria observa que o Ministério da Saúde efetuou levantamento recente, em nível nacional, quando constatou que as crianças nessa faixa etária apresentam maior volume de atraso no quadro vacinal. “É um recado direto do MS para que seus responsáveis não se descuidem de manter as vacinas atualizadas. Prevenir é sempre melhor do que remediar”.

Entre outras vacinas, a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite agora se integram ao calendário básico. Eis a relação completa: hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

*Ainda que esta campanha tenha um período pré-estabelecido, de 18 a 24 de agosto, informa a SMS, as vacinações terão sequência rotineira nas unidades de Saúde do município, já fora da fase da campanha nacional.