/

11 de Outubro de 2012 09h40

Secretaria de Saúde de Cuiabá doa brinquedos para as crianças atendidas no Hospital do Câncer

11/10/2012

João Carlos Queiroz - SMS (65) 3617-7377

 

O Instituto Anjos da Enfermagem recebeu, na quarta-feira (10-10), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, 300 brinquedos arrecadados pela pasta para serem doados às crianças internadas no Hospital do Câncer e HGU. A cerimônia de entrega do material ao Instituto foi comandada pelo secretário municipal de Saúde, Lamartine Godoy Neto, pelo secretário adjunto, Euze Carvalho e pela primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo.

Parte dos brinquedos será distribuída em creches da capital, informou Marilza Helena Rodrigues Viana, coordenadora estadual da entidade. Ela se mostrou emocionada com o que considera "pronta resposta de sensibilidade da SMS" à reivindicação feita pelo Instituto ao secretário Lamartine, em setembro último.

"Vocês nem têm ideia do quanto este gesto é significativo para as crianças que se encontram em tratamento nas unidades hospitalares da Capital. A alegria de receber um brinquedo extrapola inúmeras limitações aparentes. Já vimos crianças dançar com muletas, enquanto outras, em cadeiras de rodas, manifestam visível desejo de saltar dos assentos. Há expressividade de realização no olhar de cada uma delas no momento em que recebem um presente, um carinho. Isso é o mais importante, é nossa maior recompensa", destacou Marilza.

A coordenadora municipal do Instituto Anjos da Enfermagem, Sueli Marlene, sublinhou o sentido de humanização impresso nessa participação voluntária dos futuros profissionais de Saúde em ações que se interligam à própria sensibilidade das pessoas. "Com certeza, quando formados e já no desempenho de sua profissão, eles se recordarão desse aprendizado diário com a militância filantrópica do Instituto Anjos da Enfermagem. Estarão plenamente comprometidos com a humanização, pois é justamente o que cultivam no dia a dia de trabalho voluntário dentro dos hospitais e em eventos ligados à Saúde".

Também se pronunciando, o secretário Lamartine Godoy Neto agradeceu a todos da SMS que colaboraram para a arrecadação ser sucesso (mais de 500 brinquedos) e aos demais parceiros. "Em particular, agradeço à 1ª Dama doutora Norma Sueli Galindo, sempre pronta para ajudar em projetos semelhantes. O Valorizando Vidas, projeto de sua autoria, é um dos grandes exemplos da sua abnegação à causa social. Agradeço também aos amigos do Instituto Anjos da Enfermagem, entidade parceira, igualmente solidária com os projetos da Saúde. Nunca nos disseram não.Gostaria ainda de resssaltar o excelente trabalho desenvolvido pela minha assessora Olívia Campos, que conseguiu o apoio geral dos colegas da SMS e de outros lugares. O resultado está aí: centenas de brinquedos arrecadados. As crianças agradecem".

Conforme a 1ª Dama Norma Sueli Galindo, cabe apenas aplaudir a SMS e o Instituto Anjos da Enfermagem pelas ações contantes na área social. "É uma alegria imensa, portanto, me inteirar das funções de humanização realizadas conjuntamente pela SMS e entidades parceiras. Acredito muito no voluntariado. Sinto-me orgulhosa de comprovar os belos resultados do empenho da equipe do secretário Lamartine Godoy. Quem fala mal da Saúde, desconhece o grandioso trabalho dos seus integrantes".

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso, Eleonor Raimundo da Silva, o trabalho desenvolvido pelo Instituto Anjos da Enfermagem é de larga abrangência social. "Vocês têm a missão de fazer crianças internadas mais felizes. Um trabalho belíssimo, sem palavras. E nos emociona pelo fato de ser realizado voluntariamente pelos futuros profissionais de Enfermagem, nossos colegas. E fazem isso com uma espontaneidade contagiante".