Saúde / Mundial

26 de Junho de 2014 09h22

Saúde realizou 739 atendimentos médicos durante os jogos da Copa em Cuiabá

26/06/2014

DANIELE DANCHURA

Desde o dia 12 de junho, primeiro dia da Copa do Mundo, até o dia 24, dia do último jogo em Cuiabá, o Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (CIOCS) realizou 739 atendimentos médicos na Capital. Cerca de 18% foram de turistas brasileiros e de outras nacionalidades. O Posto Médico Avançado (PMA) da Arena Pantanal foi o que mais realizou atendimentos.

Dos 739 atendimentos, 87% (643) foram clínicos, 13% (96) considerados traumas e deste total apenas 2,16% (16) precisaram ser removidos dos PMAs para hospitais. Na Arena Pantanal foram registrados 401 atendimentos, sendo 334 clínicos e 67 traumas. Já no PMA do Fifa Fan Fest foram atendidas 223 pessoas durante os 12 dias de festa.

O secretário municipal de Saúde, Werley Peres, considerou positivo os resultados alcançados durante a realização da Copa em Cuiabá e afirmou que a equipe da saúde estava preparada para qualquer eventualidade. "A equipe da Saúde municipal havia se preparado para uma situação crítica, mas que não ocorreu durante este período em que tivemos jogos aqui. Foi um trabalho intenso, de dedicação louvável dos servidores", salientou.

Peres ressaltou ainda que este saldo positivo é resultado do trabalho em conjunto realizado pelas Secretarias de Saúde Municipal e Estadual e pelo Ministério da Saúde. "Todo esse esforço conjunto fez com que o turista não tivesse nenhum percalço durante sua estadia aqui e soubesse a quem recorrer para que fosse bem atendido. A Vigilância  Sanitária também teve um papel muito importante, que desempenhou com maestria", concluiu.

O atendimento médico continuará funcionando no PMA do Fifa Fan Fest, que permanecerá aberto até o dia 13 de julho, quando será encerrada a Copa do Mundo FIFA 2014.