Saúde /

26 de Julho de 2011 12h45

Saúde promove ações durante a semana do Dia Mundial das Hepatites Virais

26/07/2011

Ana Paula Soares/Assessoria-SMS

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate às Hepatites, que acontece no dia 28 desse mês, a diretoria de Vigilância em Saúde e Ambiente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a diretoria de Atenção Básica, realiza dos dias 26 a 29 de julho, junto às Unidades Básicas de Saúde (PSF”S) a “Campanha Contra as Hepatites Virais no Município de Cuiabá”.

Nos quatro dias de Campanha, segundo o calendário do evento, será disponibilizado um quantitativo de vacinas maior dos que os dias de rotina nas Unidades de Saúde, distribuição de folders informativos, a intensificação das inspeções junto aos salões de beleza (manicures, pedicures e podólogos), palestras educativas e demais atividades de Educação em Saúde.

Durante esta semana comemorativa será realizada a busca ativa dos grupos prioritários da comunidade para imunização contra a Hepatite B, integrados por gestantes, trabalhadores na área da saúde, militares, carcereiros, garis, comunicantes de portadores de hepatite B, doadores de sangue, manicures, pedicures, população de assentamentos e acampamentos indígenas, usuários de drogas, caminhoneiros, profissionais do sexo, pessoas de vários parceiros e portadores de DST’s.

 A vacina para Hepatite B está disponível na Rede Municipal de Saúde para recém- nascidos, crianças, adolescentes e grupos de risco. É importante vacinar os adolescentes que ainda não foram vacinados.

Cuiabá

Dados da Vigilância a Doenças e Agravos da SMS apontam uma redução no numero de notificações da doença na capital. De janeiro a junho desse ano foram 139 casos, incluindo os três tipos da doença. Em 2010, 421 registros, e em 2009 foram 635 casos de hepatite na capital.

Hepatite

Hepatite significa inflamação do fígado. Os tipos mais comuns de hepatites virais são A, B e C. Podem ser agudas ou crônicas. Os sintomas da Hepatite Aguda comuns são fraqueza, mal estar, dor de cabeça, febre, perda de apetite, enjôo, icterícia e escurecimento da urina. A Hepatite se torna crônica quando o vírus continua na pessoa por mais de seis meses;

Hepatite A: É causada pela ingestão de alimentos sólidos ou líquidos contaminados;

Hepatite B: É uma das mais contagiosas, comum em países tropicais, a Amazônia Legal (inclui o norte de Mato Grosso). A transmissão se dá através do contato com secreções e ou fluídos corporais contaminados, como por exemplo, relação sexual sem proteção ou o uso de seringas ou agulhas contaminadas;

Hepatite C: ocorre após o contato com sangue contaminado.

Maiores Informações:
3617-7379