Saúde /

16 de Novembro de 2010 14h35

Saúde participa do "VI Seminário de Hanseníase e Tuberculose"

16/11/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

Inicia amanhã (17-11), a partir das 8:00 hs, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o “VI Seminário de Avaliação e Planejamento das Ações de Hanseníase e Tuberculose”. O evento é uma ação Estadual em parceria com os municípios com o objetivo de assessorar na avaliação das ações desenvolvidas em 2009/2010 e orientar sobre as técnicas para elaboração do Plano de Ações para Hanseníase e Tuberculose do próximo ano.

Durante o seminário será realizada a Mostra 2010 de experiências que premia os melhores trabalhos nas categorias: Banco de Dados, Apresentação Oral, Material Educativo e mobilização social.

Conforme a diretora da Atenção Básica, Silmayre Helena, o encontro será voltado para os técnicos responsáveis pelos programas nos municípios. “Vamos participar e trocar experiências com os outros municípios, com a intenção de aperfeiçoar e melhorar o sistema de monitoramento da população no que diz respeito a Hanseníase e Tuberculose”, disse.

Em Cuiabá, existem 418 casos notificados de Tuberculose, sendo 370 novos casos registrados da doença que compreende o período de janeiro a outubro de 2010. Já relativo aos casos de hanseníase em 2010, de janeiro a outubro, foram 260 casos registros da doença.

Tuberculose -

É uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. A população deve se ater aos sintomas da doença como: Tosse crônica (o grande marcador da doença é a tosse durante mais de 21 dias); febre; suor noturno (que chega a molhar o lençol); dor no tórax; perda de peso lenta e progressiva; Quem tem tuberculose não sente fome, fica anoréxico (sem apetite) e com adinamia (sem disposição para nada).

Hanseníase

É uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A população deve se ater aos sintomas da doença como: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo, diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

 

Mais informações:
3617-7379.