Saúde /

01 de Dezembro de 2010 17h32

Saúde mobiliza moradores da região do Planalto para exame de HIV/Aids

01/12/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

A dona de casa Nazaré Oliveira Ferreira, de 55 anos, se emocionou durante a ação de Combate à DST/Aids realizada nesta quarta-feira (01/12), na Policlínica do Planalto. A ação que visa dar orientações e incentivar a população a realizar o exame de prevenção a Aids, conhecido como teste rápido, também contou com depoimentos de voluntários que convivem com sorologia positiva.

“Eu estou chorando de alegria e não de tristeza. Fico feliz em ver uma pessoa assim, tão cheia de vida expor sua vida dessa forma. Vim procurar o posto de saúde porque não estou muito bem de saúde, mas o depoimento dela me deu mais força. Foi maravilhoso ouvir as palavras dessa moça corajosa aqui hoje. Isso é amor à vida”, disse a dona de casa, após ouvir o depoimento da representante do Movimento Nacional das Cidadãs Positivas, Katia Damascena.

Ela opina que as pessoas que convivem com a doença sofrem preconceito e por conta disso não buscam tratamento nem formas de  prevenção contra a doença. “Casamento não é segurança para ninguém. Toda mulher que tem uma vida sexual ativa deve se prevenir, usar camisinha. Contrai o vírus HIV com meu marido, com quem permaneci casada por anos e tenho três filhos. Por isso, venho alertá-las para que tenham cuidado, se previnam, usem camisinha e façam o teste rápido de HIV”, contou Kátia.

A ação está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Saúde através da coordenadora da Educação em Saúde, Marlene Leite. “Essa interação com o público, faz com que o interesse e o exemplo de outras pessoas sirvam de exemplo e motive cada vez mais pessoas a realizar o exame rápido de HIV”, disse a coordenadora, acrescentando que a iniciativa mobilizou mais de 85 pessoas a fazer o exame somente nesta manhã.

Conforme Marlene Leite, a ação faz parte da Semana de Combate contra DST/Aids. As 65 unidades do Programa Saúde da Família (PSF’s) estão realizando atividades educativas, bem como a distribuição de camisinhas. Já as seis Policlínicas estão realizando os exames rápidos de diagnóstico de HIV.

Cuiabá

De acordo com informações do Serviço de Assistência Especializada (SAE), a capital conta atualmente com 1.483 pessoas cadastradas que recebem tratamento para HIV na rede Municipal de Saúde. As notificações registram uma média de quinze casos novos ao mês. A SMS viabiliza a todos os portadores do vírus HIV de Cuiabá, através do SAE, atendimento e acompanhamento necessário para tratamento de pessoas diagnosticadas como Soro Positivo. Para tanto, dispõe de uma equipe médica completa para tratar os pacientes, desde nutricionistas, psicólogos, dentistas, assistentes sociais e médicos de diversas especialidades.

 

Mais informações:
3617-7379