Saúde / Capacitação

04 de Junho de 2014 16h36

Saúde Mental é abordada em palestra para enfermeiros da saúde pública

04/06/2014

DANIELE DANCHURA

Enfermeiros que participaram do curso de atualização em Acolhimento com Classificação de Risco nas unidades de pronto-atendimento da saúde pública assistiram a uma palestra sobre Saúde Mental, Álcool e Drogas no município de Cuiabá. Foram abordados temas como a estrutura do atendimento a transtornos mentais na capital e também sobre a expectativa de atendimentos durante a Copa 2014.

A responsável técnica e enfermeira da equipe da Saúde Mental do município, Rita de Cássia Dellafina, iniciou a palestra apresentando a estrutura que atualmente a capital possui para atender a demanda de pacientes com transtornos mentais. “Hoje nós temos as residências terapêuticas, destinadas a atender 49 pacientes oriundos do hospital neuropsiquiátrico e que não tinham família e nem para onde ir. Temos também os três CAPS, sendo dois de transtornos mentais, um no CPA IV e outro do Verdão, e o CAPS AD, para jovens até 24 anos com problemas de álcool e droga. Além de quatro ambulatórios localizados nas policlínicas do Planalto, Coxipó e Verdão”, explicou.

De acordo com Rita de Cássia, existem pacientes com dois tipos de transtornos mentais, aquele que tem o transtorno mental em si, decorrente de uma patologia; e o paciente que é usuário de álcool e drogas e que sob efeito das drogas psicoativa, tem mudança de comportamento e não responde por si. “É preciso saber identificar estes dois tipos de pacientes para podermos saber como agir no momento do surto”, completou.

A enfermeira e uma das responsáveis pelas residências terapêuticas, Leandra Maria de Melo, também explicou a importância do acolhimento realizado com este tipo de paciente no momento em que eles procuram as unidades de saúde. “O acolhimento é o ponto chave para que o atendimento seja possível nestes casos, porque muitos pacientes, que ainda não estão em surto, precisam sentir-se seguros, ter confiança em quem está atendendo ele. Eles precisam ser tratados como todos os pacientes, não pode haver discriminação”, enfatizou.

Sobre a demanda durante a Copa 2014, a enfermeira Rita de Cássia ressaltou que os principais atendimentos deverão ser por abuso de álcool e drogas e que é preciso seguir os protocolos da saúde mental, que é o primeiro atendimento nos prontos atendimentos e posterior encaminhamento para os CAPS ou ambulatórios, para possível tratamento. “Será um momento de festa e muitos poderão abusar, mas também teremos aqueles que poderão entrar em surto por terem algum tipo de transtorno mental. Teremos que ficar atentos e prontos para atender”, concluiu.

O evento terá continuidade na quinta-feira (05) com os mesmos temas, mas para outra turma de enfermeiros, tendo início às 8 horas e seguindo até às 17 horas com intervalo para almoço. As palestras estão sendo realizadas no auditório do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).