Saúde / Gripe

08 de Maio de 2014 15h05

Saúde alerta para o fim da campanha da vacinação contra a Gripe nesta sexta-feira (09)

08/05/2014

DANIELE DANCHURA

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe será encerrada amanhã, sexta-feira (9). Ainda não há sinalização do Ministério da Saúde para que a vacinação seja prorrogada. Até essa quarta-feira (07), 29.538 doses foram aplicadas. O número representa 27,62% da meta a ser cumprida, que é de 119.483 pessoas vacinadas.

A maior cobertura vacinal está no grupo das mulheres pós-parto (puérperas), com 413 doses aplicadas, o que representa 33,66% deste público. Em seguida estão os idosos, com 13.937 vacinações, 30.53% do total do grupo; as crianças menores de cinco anos, com 28,96% (11.318) do total; as gestantes com 24,74% (1.847) do total e os trabalhadores da saúde, 14,99% (2.023) de todo o grupo.

Em Cuiabá, a vacina contra a gripe está disponível desde o dia 23 de abril nos postos de vacinação, sendo que no dia 26 (sábado) foi realizado o Dia D da Campanha. Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Peres, alertou para a pouca procura da vacina e falou sobre a importância da proteção oferecida contra a gripe. “Apesar de estarmos acompanhando a média nacional, a cobertura está bem baixa porque estamos tendo pouca adesão das pessoas. Por isso pedimos a todos que fazem parte do grupo prioritário e também aos responsáveis por essas pessoas que busquem os postos de saúde. Cuiabá tem hoje 87 postos de vacinação entre PSFs e Centros de Saúde, sendo cinco na zona rural e todos têm vacina para atender a população”, ressaltou.

PREVENÇÃO - A vacina está disponível em todo o país para 49,6 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário por ser vulnerável a desenvolver a forma mais grave da doença. Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu 53,5 milhões de doses, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza.

Após a aplicação, podem ocorrer dor no local da injeção e o endurecimento leve da pele, manifestações que geralmente passam em 48 horas. A vacina, no entanto, é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. As pessoas com doenças crônicos devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica na próxima consulta.