Saúde /

13 de Julho de 2011 14h33

Saúde alerta pais para vacinarem seus filhos contra a Paralisia Infantil

13/07/2011

Ana Paula Soares/Assessoria-SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma reunião com técnicos responsáveis pela Campanha Nacional Contra a Paralisia Infantil em Cuiabá, para discutir medidas capazes de conscientizar os pais sobre a necessidade de vacinar as crianças de zero a cinco anos.

Prestes a terminar a primeira etapa da Campanha, que termina no dia 15 de julho, dados da SMS dão conta, que apenas 80% das crianças, num universo de 43.205 mil, foram imunizadas na capital. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças.

A campanha, conforme explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica - SMS, Ivanete Furtado, é uma imunização coletiva, e reforçou a responsabilidade e a necessidade dos pais e responsáveis levarem as crianças de zero a cinco anos à unidades de Saúde para a vacinação.
“Temos uma meta nacional para cumprir que é vacinar 95% das crianças. A campanha existe, as vacinas são disponibilizadas, mas sem a co-participação dos pais em encaminhar os filhos para a imunização fica difícil”, destacou a coordenadora.

Ainda segundo Ivanete Furtado, a Paralisia Infantil está erradicada do Brasil desde 1989, mas na Europa e Ásia ainda ocorrem registros da doença, como por exemplo em Moscou, que registrou vários casos da doença no ano passado. Por isso, ressaltou a coordenadora, a
necessidade de imunizar todas as crianças. “Não podemos restringir a doença só no Brasil. Como houve casos em outros países, nada impede que chegue de avião por aqui”, destacou.

A segunda etapa do Dia D contra a Paralisia Infantil será no dia 13 de agosto. Crianças que não receberam a primeira dose da vacina também devem ser imunizadas. “O que não pode é ficar sem vacinar”, concluiu Ivanete.

Maiores informações:
3617-7379